Cuidados posturais ao utilizar seu smartphone

smartphone x postura - rep melhor saúde.org

Imagem: Reprodução / Melhor Saúde.org

Os smartphones geram infinitos benefícios diários. Devido à popularização dos aparelhos, em qualquer lugar que observamos (filas, restaurantes, ônibus, elevadores, academias e até mesmo na recepção de consultórios médicos), as pessoas não param de checar seus smartphones.

No meu ponto de vista isso já pode ser até considerado uma epidemia. A maioria delas não sabe os inúmeros danos gerados à saúde. No geral, nossa coluna exerce uma carga de aproximadamente 4kg a 5kg sobre nosso tronco.

smartphone x postura esqueletos - rep melhor saúde.org

Imagem: Reprodução / Melhor Saúde.org

Segundo estudo realizado no instituto médico de cirurgia e reabilitação da coluna, em Nova York (EUA), dependendo da inclinação da cabeça, ocorre uma sobrecarga postural de aproximadamente 27kg sobre a coluna cervical – isso seria equivalente a andar constantemente com uma criança de oito anos nos ombros. Esse mau hábito pode gerar danos irreversíveis para a coluna, como inversão da curvatura fisiológica da coluna cervical, aumento da hipercifose torácica, degeneração articular e hérnia de disco, podendo evoluir para um quadro cirúrgico.

Um conselho é manter a coluna neutra enquanto usamos os aparelhos – isso consiste em manter as orelhas alinhadas na direção dos ombros e o peito aberto com os smartphones na altura dos olhos. Outra dica é diminuir o tempo nas redes sociais e se socializar pessoalmente.

Então, vamos acertar o passo!!!

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia, Quiropraxia, RPG, Pilates, Auriculoterapia e  Osteopatia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagem de capa: Reprodução / Foco em Vida Saudável

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *