Depois de Conservatória, JF segue para final da Copa Rio de Ciclismo em Itaipava

Felipe Marques, Renato Campos, André Novaes e Roberta Stopa aproveitaram bem o speed de montanha no Sul Fluminense  

Emerson Santos (26) e Felipe Marques (23) durante a prova (Foto: Márcio Rodrigues / MPIX)

Emerson Santos (26) e Felipe Marques (23) durante a prova
(Foto: Márcio Rodrigues / MPIX)

A quarta e penúltima etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, ontem, 08, no distrito de Conservatória, em Valença, reuniu grandes feras do esporte, trouxe algumas surpresas, porém, não abalou a classificação dos juizforanos na disputa pelos títulos de campeões por categoria da temporada.

Na Elite Masculino, representando a Equipe UFF de Ciclismo, os atletas Felipe Marques (2:30:44) e Emerson Santos (2:51:36) terminaram em 7º e 26º lugares, respectivamente.

“Sem dúvidas, foi a etapa mais dura até então. Primeiro, devido ao terreno, pois foi uma prova de estrada, com muitas subidas de inclinação dura; segundo, pela presença de grandes atletas, sendo que muitos fazem ou fizeram parte da Seleção. Mas gosto quando é assim, porque dá para saber como realmente estamos fisicamente. Com uma subida logo de cara, as tentativas de fuga começaram cedo. Estava me sentindo bem, saltei em alguns atletas, mas, na hora que saiu a fuga que venceu a prova, não tive forças para alcançá-la. Me mantive no pelotão e acabei fixando a prova na sétima colocação. Nisso, fui para o terceiro na Copa Rio e meu companheiro, Fabiano Motta, segue em segundo. A próxima etapa também será de montanha e vamos fazer o possível para tentar ganhar essa Copa. A corrida foi muito importante para ganharmos mais nível de competição, para chegarmos bem na nossa prova, que é o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contra Relógio Elite, no fim do mês, em São Carlos (SP). Seguimos firmes nos treinamentos para chegar o melhor possível lá”, afirma Marques.

Roberta Stopa, à frente, entre ciclistas em conservatória (Foto: arquivo pessoal / Roberta Stopa)

Roberta Stopa, à frente, entre ciclistas em conservatória
(Foto: arquivo pessoal / Roberta Stopa)

Mulher de Elite

Na Elite Feminino, a biker Roberta Stopa (Damatta / Dabomb / X-Fusion) fez jus à promessa de aproveitar o speed como treino e ainda terminou na quarta posição, com o tempo de 2:30:42. “A proba foi bem dura, região com muitas montanhas, vento contra na ida e na volta, atletas fortes e o visual, sem palavras. Fiquei muito feliz com meu desempenho e resultado. Cheguei atrás nada mais, nada menos que da campeã brasileira de ciclismo, Luciene Ferreira da Silva (1º, 2:18:56); a atleta olímpica Fernanda da Silva Souza (2º, 2:18:58); e sua companheira de equipe Cris Silva (3º, 2:21:43). Agora é focar nos treinos e esperar a Taça Brasil chegar, dia 6 de julho, em Rio das Ostras (RJ)”.

Renato Campos no topo do pódio pela Master A1 (Foto: arquivo pessoal / Renato Campos)

Renato Campos no topo do pódio pela Master A1
(Foto: arquivo pessoal / Renato Campos)

Comemoração estendida

Quem também teve motivos de sobra para comemorar foram os ciclistas Renato Campos (ERT / Ícone Imóveis), campeão da Master A1, com 2:21:43; e Dinartt Fagundes (ERT Uniformes / Coleta e Cia.), campeão da Master B1, 2:23:14, onde o conterrâneo André Novaes (AN Cicling), quarto colocado, com 2:28:49, está prestes a faturar o tri na competição. “Em parte, usei uma estratégia me poupando dos adversários. Só um fez segundo, mas os que estavam na cola sobraram e, como falei em outras ocasiões, preciso de uma estrutura melhor. Mesmo assim, foi dentro do esperado e agora sou mais líder ainda, só preciso completar a última etapa entre os dez. Mas vou para ganhar, claro. Numa prova de estrada tudo é imprevisível, minha especialidade é circuito”, avalia Novaes.

 

Os juizforanos Cléber Guedes (5º, Master C1), João Batista Rodrigues Mário (11º, Master A2), Cléber Santiago (17º, Master A2), Giulio Caruso (38º, Open Masculino) e Waguinho América (17 º Masculino) também estiveram nas disputas, que, para eles, contou com provas de 92km (Elite) e 80km (demais categorias).

Clique AQUI para conferir a classificação dos ciclistas na Copa Rio – Conservatória.

A quinta e última etapa do calendário de 2014 acontece no dia 20 de julho, em Itaipava. O ranking para a prova ainda não foi atualizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *