Dom Pedro Night Run, Corrida da Banana e 10Km Tribuna FM-Unilus são destino dos atletas no final de semana

Ernani Souza, Antônio Gonçalves e Eberth Silva estão cotados ao pódio em Conselheiro Lafaiete, Piau e Santos (SP)

Corrida na Baixada Santista prevê 20 mil participantes (Foto: Divulgação / Tri Esportes)

Corrida na Baixada Santista prevê 20 mil participantes (Foto: Divulgação / Tri Esportes)

Os corredores de rua da região não tem do que reclamar neste final de semana, já que a agenda de desafios está cheia. Enquanto a III Dom Pedro Night Run agita Conselheiro Lafaiete, na região metropolitana de Belo Horizonte, no sábado, 17,  a 3ª Corrida Rústica da Banana consolida sua tradição em Piau, na Zona da Mata, e a 29ª 10km Tribuna FM-Unilus promete um novo troféu para o vencedor das três primeiras provas do 28º Ranking de Juiz de Fora em Santos, no litoral paulista, domingo, 18. Os atletas Ernani Souza, Antônio Gonçalves e Eberth Silva, respectivamente, estão entre os nomes mais cotados ao pódio em cada uma das disputas.

Dom Pedro Night Run

Realizada pelo Clube Recreativo Dom Pedro II, a Dom Pedro Night Run já é considerada um dos eventos esportivos mais esperados de Conselheiro Lafaiete e região. Com recorde de público a cada ano, a terceira edição promete reunir 900 atletas, divididos em 3km de caminhada ou 3km e 6km de corrida. A largada está marcada para as 19h30, na Avenida Dom Pedro II, bairro Carijós, e o organizador Felipe Avelar destaca as novidades para este ano, numa alusão ao slogan “Sua corrida em Las Vegas”.

“Montaremos uma arena com luzes, pista de led e jogos em movimento. Também ofereceremos medalhas de participação muito bonitas e premiação com troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria”. Ele acrescenta: “Convidamos a todos para conhecer nosso clube e participar dessa grande festa do esporte”.

Ernani Souza, 5º colocado na 2ª Corrida da ARPA (Foto: arquivo Ernani Souza)

Ernani Souza, 5º colocado na 2ª Corrida da ARPA (Foto: arquivo Ernani Souza)

Em busca do terceiro pódio

Segundo colcado dos 6km em 2012, terceiro nos 3km do ano passado e de volta ao percurso curto, o atleta Ernani Souza (Clube Recreativo Dom Pedro II, Unimed Conselheiro Lafaiete / Farmácia Essenciale / CHB / Plastipel Embalagens / Renan Arnono Studio Personal / Motorex / Tênis Skechers) acredita que a vitória consecutiva em três edições da Meia Maratona Noturna de Extrema (MG) e a dedicação incondicional às provas de duatlhon (motivo pelo qual escolheu 3km de novo) são um estímulo a mais para buscar o terceiro pódio na Dom Pedro Night Run.

“Quero vencer, mas sei que as disputas na cidade tem sido mais difíceis, pois o nível dos atletas está muito alto. O clube promove a prova, a população comparece em peso para assistir e eu, graças a Deus, tenho muitos torcedores em Lafaiete. Então, não dá para ficar em cima do muro: meu desejo é de vitória”, revela.

3ª Corrida Rústica da Banana

Reunindo atletas de toda a Zona da Mata em Piau, cidade do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, a Corrida Rústica da Banana, organizada em parceria com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), entra na terceira edição e se consolida cada vez mais. O evento, que prevê 11,5km de corrida, sendo 40% do percurso por estrada de terra, tem largada e chegada no Parque de Exposições, a partir das 9h – ao mesmo tempo em que ocorre uma caminhada até o Bairro dos Paivas. Já às 9h15 acontece a corrida das crianças, com trajeto entre as ruas Felipe Palhares e Antônio Cedrola.

Antônio Gonçalves durante treino em Piau (Foto: arquivo Antônio Gonçalves)

Antônio Gonçalves durante treino em Piau (Foto: arquivo Antônio Gonçalves)

Em perfeitas condições, pela primeira vez

Piauense de nascença e com destaques conquistados principalmente nas provas de Juiz de Fora, o atleta Antônio Gonçalves (SaúdePerformance) lembra sua trajetória na Rústica da Banana. “Participei da primeira, em 2012, mas nem era corredor, não sabia como correr. No ano passado, foram 17km e eu estava começando a treinar. Foi complicado completar porque vim virado de uma prova no Rio, mas consegui, fui o 1º colocado da cidade. Essa vai ser a primeira vez que corro em perfeitas condições”, revela.

Acostumado a treinar na terra natal, o corredor já sabe o que esperar da prova. “Subida pesada na largada, depois descida forte. No meio do percurso, estrada de terra com um morro de médio a pesado. Assim que volta para o asfalto, uma descida pesada, com umas subidas e descidas leves dentro da cidade. Abreviando, um trajeto cheio de altos e baixos, asfalto, terra e asfalto de novo”.

Com tanto “conhecimento de causa”, vontade de ser campeão  geral é o que não falta. “Minha expectativa é fazer o melhor e buscar o pódio, mesmo com as dificuldades do percurso”, completa Antônio. Os três primeiros colocados gerais masculinos e femininos ganham troféu, assim como os campeões de cada faixa etária. Todos os atletas que completarem a prova recebem medalha de participação.

Eberth Silva em Vitória, ES (Foto: arquivo Eberth Silva)

Eberth Silva em Vitória, ES (Foto: arquivo Eberth Silva)

29ª 10km Tribuna FM-Unilus

Realizada numa parceria entre uma rádio e uma universidade de Santos (SP), os 10km Tribuna FM-Unilus são considerados o maior evento esportivo da Baixada Santista, por bater recorde de inscrições a cada edição e prever a movimentação de pelo menos 20 mil corredores de todo o Brasil somente para este ano. É inspirado nesse desafio, nas três vitórias consecutivas no 28º Ranking de Juiz de Fora e até num primeiro lugar na Corrida do Trabalhador de Vitória (ES), que o atleta Eberth Silva (Vidativa / Fripai / PopKids / Fullife), de Coronel Pacheco, está em busca de mais um pódio.

“Estou focado ao máximo para tentar um bom resultado, porque essa prova tem um nível técnico muito forte. É minha primeira vez lá, mas já ganhei outras corridas fora, como o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Timbó (SC) e São Paulo (SP). Não tenho problemas quanto ao percurso, mas prefiro sempre conhecê-lo. Quanto mais longe a prova, mais desgastante”, encerra.

Um comentrio
  1. Maio 17, 2014 | Responder

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *