Dupla representa Lafaiete em ultramaratona nos Alpes Franceses

* Priscila Oliveira ; Fotos: arquivo pessoal

ernani - pessoal

Campeão da ultra El Cruce em 2015, Ernani Souza busca alta performance e novo título internacional (Foto: arquivo pessoal)

Considerada uma das mais cobiçadas e desafiadoras ultramaratonas do mundo, e realizada entre as fronteiras da França, Itália e Suíça, na Europa, a Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), na região dos Alpes, é a disputa da vez para os representantes de Conselheiro Lafaiete, Ernani Souza (Clube Dom Pedro II/ Unimed/ Plastipel CHB Rental/ Kailash/ Skechers) e Fábio Henrique Oliveira (UPFit). Inscritos em categorias individuais, eles encaram a modalidade OCC, com 55km de percurso, nesta quinta-feira, 25. “Num primeiro momento, a prudência fez com que tivéssemos cautela na escolha da distância, pois, além da quilometragem alta, tem também o grau de dificuldade técnica de cada uma das provas. Na OCC, por exemplo, teremos pela frente um desnível positivo acumulado de 3.500 metros. Muitas pessoas não tem noção do que isso representa, mas podem acreditar: trata-se de um percurso bem difícil”, destaca Souza.

Metas traçadas

Experiente em corridas desse tipo, inclusive fora do Brasil, onde alcançou o título de campeão da ultramaratona El Cruce, em 2015, Ernani busca alta performance na UTMB. “Estou focado nessa disputa desde o início do ano e intensifiquei os treinos em montanhas nas duas últimas semanas. Treinei em cidades como Lavras Novas e Casa Grande, em busca de trilhas mais pesadas, que pudessem me tirar da zona de conforto. Mesmo sabendo da superioridade dos europeus, acredito que existe sim a possibilidade de conquistar mais um pódio internacional em corridas de montanha”.

fabio henrique - pessoal

Após correr na Patagônia Argentina, expectativa de Fábio Henrique Oliveira é completar percurso de 55km na França (Foto: arquivo pessoal)

Já para Fábio Henrique, que igualmente participou da El Cruce em 2015, as intenções são um pouco distintas. “Também quero conquistar uma boa performance, porém, minha meta é completar a prova junto do pelotão intermediário. Se isso acontecer, já será uma conquista pessoal”, antecipa.

Acompanhe o desempenho deles pela internet

Sediada na charmosa cidade de Chamonix, a edição deste ano da Ultra Trail du Mont Blanc conta com pelo menos 83 brasileiros na disputa, sendo 32 alinhados na categoria OCC – da qual Souza é o único a largar na Elite. A UTMB ainda traz outras três categorias individuais e uma em dupla, com distâncias que variam de 101km a 290km. Quem tiver interesse em acompanhar o desempenho dos lafaietenses na prova pode acessar o link http://utmb.livetrail.net, pelo qual a organização do evento vai fornecer resultados parciais, à medida em que eles passarem pelos pontos de apoio do percurso. Para consultar as prévias, basta digitar o número de cada atleta: 9.021, de Ernani; e 10.670, de Fábio Henrique.

Na oportunidade, os dois agradecem seus familiares, amigos e a todos que, de alguma forma, contribuíram durante sua preparação para essa prova. Eles ainda pedem que todos mandem muita ‘energia positiva’ para que conquistem seus objetivos pessoais.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *