Equipe de JF faz contagem regressiva para cross country em Búzios

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: Divulgação

Turma animada e cheia de entusiasmo, que vive na pele o lema “Fim do Jogo para o Sedentarismo, a equipe de corrida Game Over Running se prepara para mais um desafio especial, que figura entre os favoritos dos atletas juiz-foranos: a etapa de Búzios do circuito XC Run, que acontece neste sábado, 21, na charmosa e turística Armação de Búzios, Região dos Lagos fluminense. A proposta do evento é oferecer interação entre o homem e a natureza, em percursos desafiadores nas categorias Solo (42km), Dupla (2x21km) e Quarteto (4×10,5km), com paisagens verdadeiramente deslumbrantes.

luiz henrique xc run búzios - pessoal

Treinador Luiz Henrique Fernandes encabeça o grupo juiz-forano na prova (Foto: arquivo pessoal)

Responsável pelo treinamento dos 26 atletas inscritos pelo grupo na disputa, o educador físico Luiz Henrique Fernandes, que também é maratonista, faz questão de auxiliar os alunos no que for necessário. “Sempre faço uma reunião técnica para passar os detalhes da prova. E fazemos uma camisa especial também! A preparação que tinha que ser feita, já foi; agora é colocar em prática – sem fazer nada que não esteja acostumado. Nada de estrear tênis novo e mudar a alimentação. É preciso focar no que foi treinado e se divertir, acima de tudo”, pontua.

Bem-estar e muito mais

Além do treinador, outros cinco atletas estão prontos para disputar os 42km, como o já veterano no percurso, Bruno Lazzarini. Natural de Ouro Branco, na região Metropolitana de Belo Horizonte, ele estreou no circuito em 2015, num quarteto em que conhecia apenas dois integrantes, e voltou no ano passado, especialmente para encarar a maratona sozinho. Pela frente, encontrou uma grande variação de terrenos e altimetria, que contemplam estradas de paralelepípedo, terra, trilhas e praias, como de costume na disputa, realizada há nove edições em Búzios.

bruno lazzarini xc run búzios - pessoal

Pela terceira vez na disputa, Bruno Lazzarini se alegra com os benefícios da modalidade (Foto: arquivo pessoal)

“Realmente é uma prova desafiadora. Cada ano é diferente: as condições naturais mudam. O percurso é parecido, mas tem suas diferenças. Meu objetivo não é pódio, ser mais rápido ou ganhar; é praticar saúde, ser saudável e estar em boas condições físicas para realizar qualquer atividade”.

Qualidade no sono, diferença na concentração e aumento do bem-estar são apenas alguns benefícios que o corredor considera ter encontrado na modalidade, que lhe traz como principal motivação o desafio próprio. “Para correr uma maratona é preciso se dedicar, treinar, regrar alimentação etc. É um desafio arrumar tempo para isso tudo e, principalmente, para terminar a prova bem, sem lesões e com o maior sentimento de felicidade e conquista do mundo. Essa é a sensação de um corredor”, acrescenta.

Motivada

Para a belo-horizontina com residência em Juiz de Fora, Katia Santos, esse é mais um desafio a ser vencido. “Comecei a praticar corrida quando fui apresentada ao Game Over, em janeiro deste ano. Estava totalmente sedentária e já tinha tentado mudar esse cenário com outras atividades, mas sem sucesso. Então, posso dizer que a participação no grupo e a orientação do professor Luiz Henrique foram fundamentais para isso ter dado certo”.

katia santos - hugo keyler

Katia Santos estreia no percurso, contente com o companheirismo dos colegas (Foto: Hugo Keyler)

A expectativa é estrear na XC Run com o pé direito,  dividindo a emoção com outros três colegas na categoria Quarteto e fazendo bonito nos 10,5km que esperam por ela. “Essa prova sempre era comentada no grupo com muito carinho, pois alia o esporte ao cenário incrível de Búzios e à ótima organização do evento. Fizemos alguns treinos em trilha e fiquei apaixonada! Minha principal motivação é vencer esse estilo de corrida e poder mostrar para mim mesma a força que posso ter em alcançar um objetivo, antes muito distante”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *