Ernani Souza conquista títulos inéditos para o Brasil na ultra El Cruce 2015

* Reportagem: Priscila Oliveira ; Foto de capa: Julian Lausi

@dw photographer

Ernani Souza deixou seu nome e do Brasil gravados na competição (Foto: Diego Winitzky)

Três dias, 9h32min28s de prova e 100km percorridos entre a Argentina e o Chile pela Cordilheira dos Andes. Essas foram algumas marcas que garantiram a vitória do atleta Ernani Souza, de Conselheiro Lafaiete, na 14ª edição da ultramaratona El Cruce, encerrada no último domingo, 08. Além de ser o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da disputa, considerada uma das mais desafiadoras do mundo, o lafaietense também trouxe para o Brasil o título inédito de campeão geral da categoria Solo.

“Estou muito feliz por ter conquistado essa vitória. Mostramos para o mundo que temos corredores de montanha de altíssimo nível e levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio é de extrema alegria para mim”, destacou.

Etapas inesquecíveis

Entre 2.600 participantes de 32 nacionalidades e motivado a completar o trajeto entre os dez primeiros colocados gerais, o lafaietense não mediu esforços para chegar o mais próximo possível de seu objetivo na corrida de montanha. Para isso, o primeiro passo foi enfrentar a etapa de abertura da prova, composta por 26km. “Uma grande montanha no início da etapa fez com que a maioria dos atletas chegassem nas descidas técnicas com as pernas queimando, o que dificultou ainda mais o trabalho de transpor pedras enormes e muitos trechos de cascalho nas descidas muito íngremes”, comentou Ernani, 5º colocado nessa fase, com 4 minutos de diferença para o campeão e argentino Marcelo Eduardo Fenske.

A tecnica foi fundamental para um bom resultado Foto Nahuel araikani 1

Segundo o lafaietense, “a técnica foi fundamental para um bom resultado” (Foto: Nahuel Araikani)

No segundo dia, os 42km programados pela organização sinalizaram não só o trajeto mais longo do evento, mas a possibilidade do mineiro alcançar uma marca ainda melhor. “Acordei tenso, pois, em se tratando de montanha, essa seria minha primeira vez correndo uma distância tão grande. Mas, a vontade de recuperar o tempo perdido me fez ir para a briga e abrir uma fuga com um espanhol e dois argentinos nos primeiros metros de prova. Lá pelo Km 21, já estava sozinho e fui para um voo solo em busca da vitória, que acabou acontecendo com uma vantagem tão boa, que saltei para a liderança da prova”, lembrou, enfatizando o momento em que recebeu uma camisa amarela de campeão da etapa para ser usada no último dia do El Cruce.

Já na terceira etapa, formada por 34km, Ernani acumulava quase 5 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Marcelo Fenske, e quase 6 minutos sobre o também argentino Gustavo Reye. “Parti para o ataque com uma grande pressão nos ombros. Me defendi bem nas subidas e trechos mais planos, porém, em uma longa descida técnica, um quarteto argentino conseguiu escapar e abrir uma pequena vantagem. Ficamos sem saber a classificação geral até o final da etapa, mas comemoramos juntos o encerramento da prova”.

Souza enfatizou que, enquanto ele e outros atletas seguiam num ônibus da organização até o trecho de chegada, recebeu do principal adversário, Marcelo Fenske, as felicitações pela vitória. Foi nessa hora que percebeu, pelo acesso à internet, que havia conquistado muito mais do que esperava: a vitória do El Cruce 2015. Fenske ficou com o vice-campeonato, com 9h33min53s, enquanto Gustavo Reyes terminou em 3º, ao final de 09h34min08s – sempre na soma dos tempos.

Companheiros de prova

O campeão fez questão de ressaltar duas presenças especiais durante os dias de disputa: a do amigo e conterrâneo Fábio Henrique Oliveira, e a do também amigo, mas paulista, Ivan Pires, de Campos do Jordão. E não abriu mão dos agradecimentos. “Agradeço aos meus patrocinadores, à minha equipe de competição, Kailash Team Neptunia, aos brasileiros que me deram força nos acampamentos do evento, aos familiares, amigos e aos anônimos que sempre torcem por mim”, finalizou.

* Ernani Souza é patrocinado por Clube Dom Pedro II/ Unimed Conselheiro Lafaiete/ Plastipel Embalagens/ CHB/ Tênis Skechers.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *