Exercício em dia: Rumo Certo promove desafios orientados por educadora física

*Reportagem: Priscila Oliveira

Desde quando as primeiras orientações de distanciamento social começaram a se intensificar, logo após o comunicado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que o novo coronavírus havia se tornado uma pandemia, no dia 11 de março, uma das principais preocupações do Rumo Certo passou a ser proporcionar aos nossos seguidores atividades que pudessem ser feitas no conforto e segurança de seus lares.

Vale destacar que as medidas de isolamento, amplamente discutidas e reforçadas durante todo esse período, ainda eram uma novidade – inclusive em Juiz de Fora, que passou a tomar dimensão da gravidade do assunto gradativamente, à medida em que eventos, comércio e várias outras atividades vinham sendo interrompidos. Nesse sentido, durante a apuração da matéria “Equipes alteram treinos em prevenção ao coronavírus. Médico recomenda atividade física em casa”, do dia 18, surgiu a ideia: compartilhar exercícios que já estavam sendo repassados internamente aos alunos da cidade com o nosso público.

Há duas semanas, vídeos de Denise Machado são publicados diariamente no Facebook e Instagram Rumo Certo para incentivar a prática esportiva dentro de casa (Imagem: Reprodução/Instagram)

Além da expectativa

A treinadora Denise Machado, do Team Denise Machado (TDM), não pensou duas vezes e encarou a jornada. Surgiu então o “Desafio DM”, batizado com as iniciais do nome da educadora física. “O desafio surgiu como uma forma de dar continuidade aos treinos do grupo de corrida. Queria continuar passando exercícios e motivando os alunos nesse período de afastamento social. Quando houve a proposta do Rumo Certo de expandir o alcance dos vídeos para seus seguidores, eu pensei que alguma coisa teria que mudar”, conta. “Antes, os exercícios eram direcionados a um público que eu já conhecia e que me conhecia também, o que facilitava muito na preparação do material. Quando o alcance passou a atingir um outro público, mais heterogêneo, houve a necessidade de adaptar algumas coisas, desde os exercícios até a linguagem”.

Ana Cecília Venâncio encontra no desafio uma verdadeira válvula de escape (Foto: arq. pessoal)

De lá para cá, já se vão duas semanas de muita atividade física em casa – de “exercício em dia”, como gostamos de chamar. Os treinos são publicados diariamente no Facebook e Instagram do Rumo Certo, onde permanecem disponíveis para visualização. O resultado tem sido recompensador. “Vejo o reflexo disso no retorno das pessoas. Tem sido muito positiva a adesão ao desafio – de quem já faz atividade física, de quem não fazia e começou a fazer ou está convidando amigos e parentes para participar também. Está indo muito além do que esperávamos”, avalia Denise.

Mente, corpo e auto-estima

Adepta das corridas de rua e auxiliar de limpeza na Maternidade Therezinha de Jesus, a são-joanense Ana Cecília Venâncio encontrou um grande aliado nesse período tão difícil. “Foi meu escape de salvação! Não é só o corpo que a gente tem trabalhado; mas tem sido fundamental para a mente, corpo e auto-estima. Fazer exercício em casa é uma coisa, mas participar do desafio e mostrar para os outros é uma forma de incentivar mais gente – inclusive, tenho amigos que viram minhas postagens, perguntaram como funciona e começaram a fazer também”.

Aos 32 anos e em processo de emagrecimento, ela mantém o entusiasmo para seguir os treinamentos. “Postar o que estamos fazendo de bom para a nossa saúde alcança mais pessoas, faz com que elas procurem o bem-estar, queiram manter a saúde em dia também etc. Para mim, tem sido maravilhoso, está sendo fantástico! A Denise tem se doado para nós, enquanto estamos em casa. A mente trabalha junto com o corpo, então, tem sido uma excelente iniciativa”, enfatiza.

Para Andressa Miana, atividades tornam os dias mais agradáveis (Foto: arq. pessoal)

Motivação

Para a estudante de odontologia Andressa Miana, 19, as atividades ajudam a tornar os dias em casa mais agradáveis. “Meu passatempo é fazer os desafios. Assim, nem vejo o tempo passar. Acredito que a minha maior motivação vem pelo meu amor ao esporte, à corrida, onde busco evoluir cada vez mais, através dos treinos e dos desafios”.

Aluna do TDM, a juiz-forana segue religiosamente cada atividade. “Acho excelente essa iniciativa da Denise, que tem o objetivo de manter o nosso condicionamento físico – não só dos seus atletas, mas de todos que acessam os treinos. Essa parceria do Team Denise Machado com o Rumo Certo ajuda a atingir um número maior de pessoas, motivando e mostrando que é possível ter uma rotina saudável na quarentena”, ressalta.

#desafioDM

Para aderir ao “Desafio DM”, basta acessar as nossas redes sociais e acompanhar os treinos, que alternam intensidade, mobilidade e exercícios mais leves, de acordo com a proposta do dia. Também convidamos os atletas a marcarem #desafioDM e @rumocertojf nos stories do Instagram para termos acesso aos seus vídeos e fotos durante as atividades.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *