Exercícios Educativos e Corrida

Sabemos que, hoje em dia, a corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil. Com esse aumento no número de praticantes, as orientações a respeito do preparo técnico vão além do tradicional alongamento básico e os polichinelos para aquecimento.

A melhor maneira para se adquirir uma melhor técnica do gesto da corrida é recrutar toda a musculatura específica e praticar exaustivamente os exercícios educativos – uma boa biomecânica pode garantir redução no número de lesões causadas por atividades repetitivas e auxiliar o atleta a bater metas e reduzir os tempos com mais facilidade. O treino educativo pode ajudar corredores em qualquer estágio, mas principalmente os iniciantes, que ainda precisam incorporar a técnica correta de corrida.

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Imagem: Reprodução / Jornal Corrida

Correr é um padrão global, o que direciona a movimentação para um “ideal” que não existe. O jeito ideal de correr é diferente para cada um. É importante que o atleta encontre a melhor maneira, que atenda a seus requisitos e respeite suas limitações.

Existem erros que devem ser corrigidos, como os ombros encolhidos na hora de correr ou a falta de movimentação dos braços. Logicamente, existem equívocos que precisam ser acertados o mais rápido possível, mas o corredor experiente, por exemplo, terá mais dificuldade de mudar sua mecânica de movimento, por já estar acostumado a ela.

Avaliar a qualidade de movimento do corredor é o primeiro passo. Depois, deve-se trabalhar junto com o atleta os fatores que precisam ser melhorados. Exercícios de musculação são essenciais, pois aumentam a força nos músculos e melhoram a aptidão física ao esporte. A coordenação motora e específica para os movimentos de corrida também são fatores determinantes para uma boa evolução.

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Imagem: Reprodução / Vida de Triathleta Amador

Um bom padrão de mecânica de movimento é aquele que melhor se adapta às suas limitações e possibilidades. Possuir uma boa mecânica evita lesões, pois a sobrecarga sobre os membros é menor. Quem tem algum problema na parte óssea, por exemplo, pode evitar as lesões frequentes por meio de trabalhos específicos. Além disso, uma boa mecânica de movimento auxilia na economia de força, melhorando a performance.

Todos os corredores podem e devem fazer o trabalho educativo, e o nível do atleta deve ser levado em consideração. Além de todos os benefícios já citados, uma boa rotina de treinamentos desse tipo podem evitar lesões relacionadas à postura incorreta durante a corrida. Também é fundamental ter a supervisão de um profissional de educação física qualificado.

Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / o2 Por Minuto

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