Fibromialgia

fibromialgia - rep tua saúde

Pontos dolorosos da Fibromialgia (Imagem: Reprodução / Tua Saúde)

Muitas pessoas me procuram queixando-se de dores por todo o corpo, fadiga e problemas para dormir. Na sua grande maioria são mulheres, mas os homens também são acometidos.

Os sintomas são progressivos, e não demora muito para aparecer um quadro de ansiedade e depressão associado.

Esses pacientes apresentam exames complementares normais e relatam que os medicamentos utilizados, até então, ofereceram pouco ou nenhum alívio dos sintomas.

Esse quadro é típico da Síndrome de Fibromialgia, que também pode apresentar outras queixas, como, por exemplo, alterações intestinais do tipo cólon irritável.

Diagnóstico, consequências e tratamento

O diagnóstico clínico de Fibromialgia se caracteriza por dor crônica difusa envolvendo os quatro membros e o tronco, com uma duração superior a três meses e presença de pelo menos 11 dos 18 pontos musculares sensíveis à palpação segundo os critérios do American College of Reumathology.

O grande problema é o impacto que a Fibromialgia causa nas emoções e na qualidade de vida, em decorrência da incapacidade que ela pode gerar, afetando diretamente os relacionamentos pessoais e profissionais, causando, assim, conflitos existenciais importantes.

fibromialgia - rep cs6 acupuntura

Acupuntura no tratamento da Fibromialgia (Imagem: Reprodução / CS6 Acupuntura)

Cada vez mais essas pessoas estão procurando alívio com a acupuntura, por se tratar de uma técnica que promove efeitos analgésicos, relaxantes muscular, ansiolítico e antidepressivo. Além disso, o agulhamento, associado à eletroterapia e ventosaterapia, ajuda a desativar os pontos dolorosos.

Percebo também que a grande maioria desses pacientes apresenta alterações importantes de postura, que deverm ser corrigidas para que se diminua a tensão gerada nos músculos e, consequentemente, não sejam formados novos pontos musculares dolorosos – conhecidos como pontos de gatilho.

Essa correção postural deve ser promovida com técnicas de reabilitação como a quiropraxia, RPG e palmilhas de reprogramação postural. Todos esses procedimentos devem ser realizados de forma lenta e gradual. Esses pacientes devem ser tratados com muita atenção, carinho e, principalmente, paciência e cautela.

Na minha clínica, adotamos técnicas de acupuntura e reabilitação. É indicado, ainda, o apoio psicológico por profissionais devidamente habilitados. Terapias alternativas, como yoga e reiki, podem ajudar. Existem vários medicamentos úteis, mas seu uso deve ser feito com parcimônia e indicação médica.

É muito importante que o paciente seja encorajado e se sinta parceiro no tratamento. A família deve ajudar, oferecendo apoio e compreensão.

Infelizmente, ainda não se conhece a cura para a Fibromialgia. Porém, ela pode, sim, ser controlada, devolvendo ao paciente autoconfiança, qualidade de vida e, principalmente, alívio expressivo das dores, da fadiga e dos distúrbios do sono. Concluindo, o tratamento é multidisciplinar e a acupuntura é um dos destaques do arsenal terapêutico para controle de Fibromialgia.

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *