Final de semana tem desafios especiais em Ibitipoca, Barbacena, Cristiano Otoni e São João Nepomuceno

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: Divulgação/XTerra Brazil

O último final de semana foi um dos mais movimentados desta nova temporada quando o assunto é corrida – e não só de rua, mas trail run também, e para ninguém botar defeito. Conceição de Ibitipoca, Barbacena, Cristiano Otoni e São João Nepomuceno foram os principais destinos, coroando atletas em diversas distâncias.

antonio - dobradinha ibitipoca - pessoal

Antônio Gonçalves nos pódios do Short e Half Trail Run (Fotos: arquivo pessoal)

Mais uma ‘dobradinha’

Quem abriu as disputas foi a tão esperada prova Half Trail Run, de 24,5km, do XTerra Camp Ibitipoca, realizada no sábado, 18. Favorito ao título, não só pelo histórico de vitórias no circuito, mas por bons resultados alcançados em várias competições desse tipo, o atleta Antônio Gonçalves (Apuã Vertical/R21 Sports/Eterna Paz) levou a cidade de Piau ao topo da classificação, cruzando a linha de chegada em 01h53min. Como se não bastasse, ele repetiu o feito da etapa passada de Juiz de Fora e ainda faturou o título do Short Trail Run, no domingo, 19, com 35min59s. “Passei mal duas semanas e pensei que nem fosse completar a primeira corrida. Cheguei em Ibitipoca na sexta, tentei treinar, mas passei mal de novo. Sábado, tentei me preparar com hidratação o máximo possível. Na hora da corrida, abri 12 minutos de vantagem do segundo colocado e consegui ganhar tranquilamente, apesar de ser uma prova bem difícil, com muito morro para subir e descer. Tive dor na perna e não ia correr domingo, mas ela passou e começou a chover sábado à noite, como eu queria. Domingo, o percurso estava escorregando bastante, com uma trilha pesada e uma serra de 4km na chegada, mas também ganhei bem tranquilo. Agora, rumo a Ipatinga”, antecipou, ansioso para a etapa Vale do Aço, nos dias 8 e 9 de abril.

Na prova longa do distrito de Lima Duarte, o pódio masculino foi completado por Jhonathan Elias (SaúdePerformance), Hoslany Fernandes, Pedro Mussi e Tales Camargo, do segundo ao quinto lugares, respectivamente, enquanto Ana Paula Oliveira venceu a categoria feminina (02h30min), seguida de Thais Matta (SaúdePerformance, 2º), Ana Carla Osório (3º), Depoortere Laetitia (4º) e Linabel Iramaia Pimentel (5º). Já no trajeto menor, a classificação masculina contou com Luis Nei Resende, Wanderson Antônio do Nascimento, Luiz Bastos (Inspire) e Washington Sabrino de Castro nas outras quatro colocações, ao mesmo tempo em que Claudete Nunes (R21 Sports/Pódio das Frutas, 48min17s) foi campeã entre as mulheres e premiada ao lado de Carla Aparecida da Silva, Ana Paula Machado (R21 Sports/Pódio das Frutas), Jane Aparecida de Paula e Priscila Gleice Pereira, consecutivamente.

pódio masculino do especialista - rep primeira página

Pódio geral masculino da 1ª Corrida do Especialista, em Barbacena (Foto: Jornal Expresso)

Especialista e Bikers

Em Barbacena, o domingo foi de estreia da Corrida do Especialista, de 7km, com vitória de Gilberto da Rocha (Ascorb, 26min41s), seguido de Gabriel Alberto Silva (Calango Runners), Daniel Antônio Alves (Jacontab/Ascorb), Vinícius Leandro Vale (Ascorb) e Wanderlei Aparecido Ferreira (Barroso/MG). Entre as mulheres, o 1º lugar geral ficou com Fabiana Aparecida Araújo (35min05s) – as corredoras Joelma Santos (Acorlaf), Rafaella Pedrosa (Calango Runners), Thamires Araújo (Ascorb) e Nayara Fernanda Maya garantiram vaga da 2ª à 5ª colocações.

amanda oliveira - pódio cristiano otoni - pessoal

Amanda Oliveira e as atletas premiadas em Cristiano Otoni (Foto: arquivo pessoal)

No mesmo dia, Cristiano Otoni recebeu o evento 1ª Corrida e Caminhada Bikers, com destaque para 7,4km de prova para os corredores. Na premiação masculina, subiram no pódio o campeão Emerson Cirino (Acorlaf, 26min59s), Fabiano Tadeu de Sousa (Acorlaf/Equipires), Alessandro Vieira (Água Viva), Ederson Barbosa (Acorlaf) e Lafaiete Valadares (Acorlaf/Acrob). Campeã do Ranking de Juiz de Fora em 2015 e vice no ano passado, a atleta Amanda Oliveira (Fac. Granbery/Ed. Física/Real Mercês/ Nutrimais/Sicoob) venceu a categoria feminina em 29min31s, ao lado de Erika Maria Vieira (Acorlaf), Selma Flaviana da Paz (Acrob), Darlene Flaviana Cristino (Ouro Branco) e Andressa Maria Barromeu (Humannis). “Hoje foi dia de mais uma competição: corrida em Cristiano Otoni, onde fui campeã da prova. Agradeço a Deus, minha família, minhas equipes maravilhosas, minha treinadora Zirlene Santos, meus patrocinadores, pelo apoio, e todos os meus amigos que torcem por mim”, comemorou Amanda pelas redes sociais.

pódio masculino sjn - marcio sabones

Em São João Nepomuceno, equipe Vem Correr, de Juiz de Fora, dominou a premiação masculina (Foto: Márcio Sabones)

Cidade em Ação

Completando os desafios do final de semana, São João Nepomuceno foi destino de vários atletas, também neste domingo, na primeira edição da Corrida Rústica Cidade em Ação, com 6km de percurso. A equipe juiz-forana Vem Correr dominou o pódio masculino, marcando presença nas cinco posições gerais: Renan Luis Marconato (1º, 16min56s), Matheus Moraes (2º), Fabiano Silvério (3º), Pedro Henrique Campos (4º) e Diego Rodrigues (5º). No feminino, Ana Caroline Alvim (Viviany Anderson/Vem Correr, 24min59s) dividiu a classificação principal com Layse Nicácio (Nativos – SJN), Elisabete Sabino (Nativos – SJN), Daniele Torres (Nativos – SJN) e Juliana Gomes (Vem Correr), do segundo ao quinto lugares.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *