FISIOTERAPIA: Coluna Vertebral

coluna vertebral - rep blog do alvorecer

Imagem: Reprodução: Blog do Alvorecer

Devido ao grande número de pacientes com queixas de dores na coluna, decidi explicar melhor a anatomia e o funcionamento dessa grandiosa e melindrosa estrutura que é a coluna vertebral.

Os ossos da coluna são denominados vértebras. A estrutura de uma coluna é composta por 33 vértebras, que se subdividem em: 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígenas.

Entre cada processo intervertebral, sai um ramo neural responsável por inervar determinados órgãos e músculos do nosso corpo. Entre uma vértebra e outra estão localizados os famosos discos intervertebrais, que tem como função articular uma vértebra com a outra, permitindo diversos movimentos do esqueleto axial e também amortecer o impacto gerado pelo corpo em contato com o solo.

A coluna tem função de proteger a medula espinhal e os nervos; exerce importância na postura e locomoção; serve de ponto de fixação para as costelas, cintura pélvica, escapular e músculos do dorso; suporta o peso do corpo e proporciona flexibilidade ao tronco.

coluna vertebral subdivisões - rep slide player

Imagem: Reprodução / Slide Player

Existem curvas fisiológicas na coluna responsáveis por amortecer o impacto, aumentar a flexibilidade e manter a estabilidade adequada das articulações intervertebrais. Essas curvaturas são chamadas de LORDOSE (no segmento da cervical e lombar) e CIFOSE (na torácica e sacral). Quando é feito o diagnóstico de um aumento acentuado de uma curvatura que pode ser considerada patológica é chamada hipercifose ou hiperlordose.

Analisando anteriormente e posteriormente, a coluna não apresenta nenhuma curvatura. Se ocorrer curvaturas é chamado de escoliose.

Desde já, vamos ficar atentos à adequação de nossa postura para prevenir futuras dores e incapacidades funcionais.

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia, Quiropraxia, RPG, Pilates, Auriculoterapia e  Osteopatia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagem de capa: Thinkstock / Reprodução Uol Saúde

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *