FISIOTERAPIA: O importante cuidado ao passar do sedentarismo para uma vida ativa

alongamento nasombras - rep fisioterapia quintana

Nos dias atuais, milhões de pessoas estão descobrindo os inúmeros benefícios de se exercitar, e o encurtamento muscular ocorre tanto nas sedentárias quanto naquelas que praticam atividade física regularmente.

O alongamento é um importante passo entre o sedentarismo e a vida ativa, pois é uma atividade física suave e simples de ser realizada, que pode ser executada em qualquer lugar e a qualquer hora, tendo como objetivo aumentar a flexibilidade musculoesquelética. Além de prevenir futuras lesões, ele reduz as tensões musculares, relaxando o corpo, ativando a circulação sanguínea, proporcionado uma maior agilidade, aumentando a flexibilidade e estimulando uma melhora na consciência corporal.

É importante alongar a musculatura adequadamente antes e depois de qualquer tipo de atividade física ou laborativa. Os movimentos devem ser sempre realizados lentamente, com suavidade e leveza – até alcançar a tensão máxima da musculatura e sustentando durante 30 segundos. A inspiração e a expiração são fundamentais durante o alongamento, pois uma respiração lenta e profunda aumenta o relaxamento muscular.

Uma pessoa que pratica alongamento regularmente apresenta melhor equilíbrio biomecânico. Com isso, podemos evitar possíveis sobrecargas articulares, prevenindo futuras disfunções ósteo-mio-articulares.

Então, vamos acertar o passo!

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Osteopatia, Quiropraxia, RPG, Pilates e Auriculoterapia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagens: Reprodução Web/ Fisioterapia Quintana/ Blog CFE

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *