FISIOTERAPIA: Os benefícios cardiovasculares com a prática de atividade física

A atividade física era praticada com o objetivo de melhorar a imagem corporal, a busca por uma estética perfeita. Ao longo dos últimos anos, essa visão vem mudando após a constatação de diversos benefícios sistêmicos promovidos pelo exercício.

benefícios cardiovasculares da atividade física - rep blog marceloscorrendo

Eventos cardíacos são raros durante a prática do exercício físico. Porém, os riscos se elevam quando a pessoa subitamente fica mais fisicamente ativa do que o usual. Ela pode colocar a si mesma em risco se, em geral, não pratica exercícios e resolve, repentinamente, praticar atividades aeróbicas de alta intensidade. Por isso, é importante começar devagar e elevar gradualmente o nível de intensidade.

Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) são as duas principais causas de morte no mundo ocidental. Com a prática regular de atividade física, os riscos de sofrer alterações cardiovasculares diminuem em 20%. Os benefícios são inúmeros, entre eles, o aumento do controle da pressão arterial sistêmica e diminuição da frequência cardíaca em repouso. Ainda ocorre a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos e um aumento na produção do bom colesterol (HDL), o que diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, evitando, assim, patologias graves, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Então, vamos acertar o passo!

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Osteopatia, Quiropraxia, RPG, Pilates e Auriculoterapia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagens: Reprodução Web/ O2 Por Minuto / blog Marceloscorrendo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *