FISIOTERAPIA: Prevenção da fascite plantar

fascite plantar - rep mapa da dor

A fascite plantar é uma das reclamações ortopédicas mais comuns relacionadas aos pés. Nos tempos atuais, o número de pessoas que praticam atividade física vem crescendo drasticamente, devido aos seus inúmeros benefícios à nossa saúde.

A fáscia é uma banda fibrosa firme, que se estende da tuberosidade medial do calcâneo em direção às falanges proximais, com sua função de sustentar o arco plantar. Fascite plantar é uma inflamação que ocorre na sola do pé, pelo excesso de sobrecarga na região do calcâneo. É gerada por sobrepeso, atletas que correm longas distâncias, desequilíbrio mecânico, alterações do arco plantar, tipo de pisada, tensões na fáscia por causa do encurtamento da musculatura da panturrilha, calçados inadequados e aumento súbito de peso.

Para a prevenção dessa patologia, devemos manter a musculatura da panturrilha e posterior da coxa bem alongadas (alongar antes e depois do treino), massagear constantemente as solas dos pés, evitar calçados inadequados para seu tipo de pisada, manter um bom equilíbrio biomecânico para não sobrecarregar as estruturas miotendineas, evitar aumento de carga (tempo / distância) e evitar o ganho súbito de peso.

Com esses cuidados, você terá menos chances de se lecionar e, consequentemente, maior qualidade nos treinos. Então, vamos acertar o passo!

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Osteopatia, Quiropraxia, RPG, Pilates e Auriculoterapia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagens: reprodução web/ Doce Dieta / Mapa da dor

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *