FITNESS: A prática do Treinamento de Força

treinamento de força homem e mulher]

Olá, caros leitores! Hoje vamos falar um pouco sobre o Treinamento de Força, mais conhecido como Musculação.

A Musculação ganhou força no mundo Fitness a partir da década de 80, quando muitos estudos da área começaram a ser produzidos e deram embasamento científico à modalidade. Atualmente, várias metodologias de treinamento tem respaldo científico, o que proporciona um treino mais seguro e efetivo.

O Treinamento de Força é praticado não apenas pelos que desejam se tornar fisiculturistas. A Musculação conseguiu seu espaço no meio desportivo, auxiliando atletas a aumentarem seu desempenho. É muito praticada por quem deseja perder peso e modelar o corpo, e é cada vez mais utilizada na medicina como ferramenta na profilaxia, tratamento, reabilitação de diversas doenças crônicas degenerativas (Alzheimer / Parkinson) e na recuperação de vítimas de acidentes de ordem físico-mecânica.

Em se tratando do Fitness, podemos dizer que a Musculação é a principal atividade para quem deseja modificar a silhueta e deixar o corpo mais harmônico. E opção é o que não falta para praticar… O mercado de clubes, academias e assessorias cresceu muito na última década, tornando o Treinamento de Força uma prática de fácil acesso. Porém, devo alertar para os cuidados a serem tomados antes de começar a praticar a atividade:

Para ser efetivo, o Treinamento de Força precisa de uma sistematização e programação correta de suas variáveis (dias de treino, escolhas e sequência de exercícios, séries e repetições, intervalos e controle de carga de treino). Todas essas variáveis são organizadas de modo específico para cada praticante, obedecendo e respeitando a necessidade de cada aluno. E, volto a dizer: para que esse planejamento seja feito de modo seguro, opte pelo acompanhamento de um profissional capacitado e devidamente registrado em seu Conselho Federal.

treinamento de força criança

A Musculação pode ser praticada por todas as pessoas, de diversas faixas etárias – até mesmo por crianças. Porém, além dos cuidados básicos com esse público, a prescrição e objetivos são bem específicos, e seguem uma linha mais lúdica. Já a galerinha da terceira juventude não só pode, como deve praticar. Está mais do que comprovado que a Musculação é uma forte aliada para quem quer chegar bem aos 90 anos…

Em média, uma sessão de Treinamento de Força varia de 45 a 60 minutos. Mas, dependendo do objetivo do praticante, 20 minutos já são suficientes para quem visa saúde e bem estar. Ao praticar, procure sair da sua zona de conforto. Se seu objetivo é apenas manter a forma ou cuidar da saúde, o treino não precisa ser extenuante, mas deve exigir um mínimo de esforço.

A seguir, deixo 5 dicas que podem te ajudar a começar a praticar:

1. Escolha um local (academia, clube, assessoria) que esteja na sua rota de deslocamento (perto do trabalho, de casa) e que tenha um ambiente que lhe agrade;

2. Converse com seu preparador físico e, juntos, programem uma planilha de treino que você tenha prazer em fazer. Escolha os exercícios mais apropriados para a sua necessidade;

3. Treine no horário mais apropriado e no tempo que tiver disponível, mesmo que sejam 20 minutos;

4. Não deixe de dar o feedback para seu treinador a respeito da sua evolução. Cconversem periodicamente sobre os progressos e dificuldades para que, juntos, possam fazer os ajustes necessários;

5. Tente treinar pelo menos 75% do planejado e respeite as datas de troca de planilha para que não deixe de ter resultados.

Muitos são os fatores que influenciam tanto a montagem quanto os resultados do treinamento, e eles dependem dos objetivos e necessidades de cada praticante. Portanto, nos próximos artigos, vamos dar continuidade à ciência do Treinamento de Força, esclarecendo dúvidas e dando dicas para maximizar seu treino.

Forte abraço, e muita HIPERTROFIA de saúde a todos.
Até breve…

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Coordenador da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907
* Imagens: reprodução web

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