FITNESS: Hipertrofia muscular

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Olá, caros leitores! No artigo de hoje iremos esclarecer alguns equívocos praticados no que diz respeito aos métodos de treinamento de força. Observo, com certa frequência, alguns treinadores se referirem a algumas planilhas de treino como sendo TREINO DE HIPERTROFIA, TREINO DE RESISTÊNCIA e TREINO DE FORÇA.

Vemos essas competências físicas sendo treinadas de forma errada e, principalmente, diferenciadas apenas pelo número de séries e repetições de cada exercício. E pior: esse conceito é transmitido aos alunos de maneira superficial. Se o aluno deseja aumentar sua massa muscular, o treinador passa uma planilha de 3 séries de 8 repetições; se o aluno deseja emagrecer, o professor passa uma planilha de 3 séries de 15 repetições; e por aí vai.

Uma definição mais simples para HIPERTROFIA MUSCULAR pode ser AUMENTO DO TAMANHO DO MÚSCULO. Porém, devemos deixar claro que HIPERTROFIA MUSCULAR é uma consequência do treinamento de força – E NÃO UM TIPO DE TREINO. Ela pode ser alcançada com treino orientado e bem executado, aliado a um plano alimentar específico para cada fase de treinamento e intervalos de descanso bem programados. RESISTÊNCIA E FORÇA MUSCULAR são capacidades físicas treináveis e características específicas de cada indivíduo.

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Os métodos de treinamento escolhidos pelo treinador (compostos pelo número de séries, repetições, intensidades de carga, número de exercícios e dias de treino na semana) é que serão determinantes para alcançar o aumento da massa muscular. Há, contudo, o princípio mais relevante de todos, que é a individualidade biológica. Cada um de nós tem necessidades e características distintas, que fazem toda a diferença na hora da prescrição do treinamento.

A hipertrofia como consequência do treinamento com pesos é um resultado que não se obtém da noite para o dia, o que exige dedicação para aquele que a busca. Trata-se de um processo que envolve vários métodos de treino ao longo de vários anos de prática. Portanto, se você é um daqueles malhadores de verão, que procuram a academia em setembro querendo ficar “saradão” em dezembro, tem chances de se frustrar ou o que é pior: se lesionar – uma vez que queimará etapas de treinamento, expondo sua integridade física a riscos mais graves.

Deixo aqui minha sugestão para todos que almejam o aumento da massa muscular, seja para performances ou por estética: TENHA PERSEVERANÇA E MUITA PACIÊNCIA. Um resultado saudável e duradouro se faz com trabalho sério e usando todos os recursos que a ciência do treinamento de força nos oferece. Reforço meu conselho de se informarem com profissionais capacitados e devidamente registrados, para que não corram o risco de expor sua saúde e seu corpo. 

Forte abraço, e até a próxima!

 

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Coordenador da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907
* Imagens: Reprodução web / Job Mix / Quer Dicas

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