FITNESS: Musculação – Ordem dos exercícios

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Imagem: Reprodução / Dicas de Treino

Olá, Caros Leitores!

No artigo de hoje abordaremos uma variável que tem forte influência nos objetivos de uma sessão de treino com pesos e, consequentemente, nos resultados. Trata-se da ordem dos exercícios.

É muito comum nos depararmos com alunos executando os exercícios de seu programa de treino de forma aleatória – por exemplo, colocando como o primeiro exercício aquele que fora prescrito como último. Tal alteração acontece quando o aluno está ansioso para terminar sua atividade, quando o aparelho está sendo usado por outro aluno ou simplesmente para ganhar tempo. Mas, alerto: A ORDEM DOS EXERCÍCIOS INFLUENCIA DIRETAMENTE NAS CARGAS DE TRABALHO, NO NÚMERO DE REPETIÇÕES E, POR CONSEQUÊNCIA, NA INTENSIDADE DE UMA SESSÃO DE TREINO.

Para exemplificar, tomemos o exercício de agachamento livre (com barra nas costas). Uma vez prescrito como primeiro exercício da série, o aluno realizará o número determinado de repetições para uma carga estabelecida. Caso o mesmo agachamento seja realizado fora dessa ordem, sendo colocado no meio da sessão ou, ainda, como último exercício, o número de repetições fatalmente diminuirá em relação à mesma carga utilizada, assim como será obrigado a diminuir também a própria. Independente da musculatura trabalhada, todas apresentarão queda de rendimento, caso sejam realizados exercícios anteriores a ela. Isso se deve à fadiga muscular acumulada.

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Imagem: Reprodução /GymPass.com

Por sua vez, a fadiga influencia na velocidade de resposta de contração muscular, no recrutamento do grupamento muscular estimulado, no nível de concentração para execução do movimento e na qualidade da técnica do exercício, levando o indivíduo a treinar com menor qualidade.

Na hora de periodizar o treinamento de um aluno, devemos levar em consideração, além de seus objetivos, suas fraquezas, potencialidades e experiência motora, que, por sua vez, afetará diretamente na técnica de execução dos exercícios. Mais importante do que a intensidade da carga de trabalho é a perfeição do gesto motor. Portanto, ao determinar a ordem dos exercícios, devemos colocar como primeiro plano aqueles que serão trabalhados pela primeira vez ou que necessitem de maior aprimoramento na técnica e, consequentemente, maior concentração. Da mesma forma, músculos mais fracos devem ser priorizados no início da sessão.

A ordem dos exercícios obedece a uma lógica que fora determinada no planejamento do programa. Portanto, antes de fazer alterações que comprometerão seu resultado ou, ainda, colocarão sua segurança em xeque, converse com seu treinador ou com o professor do salão de musculação. Com certeza, ele saberá qual a melhor adaptação a fazer para que você continue treinando com qualidade.

O treinamento com peso é uma ciência embasada em evidências científicas relacionadas com experiências práticas, e não uma lista de atividades recreativas. Seja cauteloso e prudente ao treinar. Oriente-se com um profissional capacitado.

Forte abraço, bons treinos e até a próxima!

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Sócio-Proprietário da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG

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