FITNESS: Musculação para iniciantes

musculação para iniciantes

Olá, caros leitores! O artigo de hoje vai para a turma que deseja começar o treinamento de força (TF).

O sucesso do treinamento de força começa com um bom trabalho de base. Independente do seu objetivo, a primeira preocupação do treinador deve ser o planejamento adequado para preparar o corpo para suportar estímulos mais intensos no futuro. Devemos respeitar o tempo que cada estrutura do corpo leva para se adaptar ao treinamento sistematizado, isto é, músculos, ligamentos, tendões e sistemas fisiológicos respondem distintamente ao treino. Portanto, a dica é: NADA DE PRESSA. Respeite cada fase do treinamento e evolua gradativamente.

Os meses iniciais contemplam uma adaptação de todo sistema neural, que será imprescindível para o recrutamento de grandes massas musculares para o desenvolvimento de força e potência. As metodologias de treino seguem alguns princípios que regem a prática do TF e que devem ser respeitados na hora de montar a planilha de treino. São eles:

1. Individualidade Biológica

Neste princípio, é dever do treinador respeitar as características de cada praticante, levando em conta suas características físicas, morfológicas, condicionamento físico, limitações, sexo, idade e desenvolvimento biológico. Não é aconselhável o mesmo treinamento para pessoas distintas.

2. Especificidade do Treinamento

O tipo de treinamento de força executado deve reproduzir as tarefas nas quais o indivíduo procura tornar-se mais hábil. Direcionar as metodologias utilizadas para as necessidades do praticante proporciona resultados expressivos em menor espaço de tempo. Aqui, a máxima de “quanto mais, melhor” não é muito indicada. Todos tem o volume e intensidade ideais para cada objetivo.

musculação para iniciantes 2

3. Sobrecarga Progressiva

Nada mais é do que o aumento gradual e contínuo dos estímulos de treinamento dados ao corpo. Mas ATENÇÃO: é extremamente importante respeitar os períodos de evolução das cargas de treino para que a integridade física do aluno seja preservada, bem como os resultados sejam maximizados.

O trabalho de musculação proporciona alterações positivas ao organismo, porém, você só terá bons resultados conciliando treino regular com alimentação adequada e descanso. O equilíbrio dessa tríade possibilita grandes ganhos, tanto de força quanto de potência e hipertrofia muscular. Portanto, para você que almeja aprimorar suas capacidades físicas ou ter o corpo mais atlético, tenha sempre perseverança e disciplina, pois os resultados só vem para quem está disposto a se entregar. Seja mais forte do que sua vontade de desistir…

Até a próxima, galera…

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Coordenador da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907
* Imagens: reprodução web

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