FITNESS: Segurança no treinamento com pesos

treinamento com pesos tinkstock

Olá, Caros Leitores!

O artigo de hoje fala sobre a segurança para os praticantes de treinamento de força e sobre os cuidados a serem tomados dentro do salão de musculação. Comparativamente, para a prática dos esportes coletivos (futebol, basquete e vôlei) e até mesmo individuais (tênis, atletismo), o treinamento com pesos é a atividade mais segura no que diz respeito a riscos de lesões.

Uma revisão da U.S Consumer Product Safety Comission National Eletronic Injury Surveillance System indica que 42% das lesões ocorridas no treinamento com pesos aconteceram em treinamentos realizados em casa, enquanto 29% e 16% das lesões ocorreram em atividades esportivas e escolares, respectivamente (Lombardi e Troxel, 1999).

As lesões mais comuns aos praticantes do treinamento com pesos são contraturas musculares, além de pequenos estiramentos. Podemos afirmar que a maioria das lesões ocorridas dentro do salão de musculação podem ser evitadas adotando-se procedimentos simples de segurança e seguindo criteriosamente as orientações do profissional responsável pelo seu treino.

Causas das lesões

A seguir, listamos as possíveis causas de lesões durante esse tipo de treinamento:

- Tentativa de levantar peso excessivo com a técnica de execução incorreta;

- Tentativa de realizar um determinado número de repetições com carga inadequada;

- Uso incorreto da técnica no levantamento de pesos;

- Posição imprópria do corpo no aparelho, resultando em técnica incorreta do exercício;

- Mãos e pés que se soltam dos apoios ou do suporte de um aparelho;

- Desatenção dos profissionais;

- Comportamento impróprio ou distrações;

- Quebra do equipamento (cabos ou roldanas dos aparelhos);

- Ausência de presilhas nos exercícios com pesos livres;

- Queda acidental das anilhas durante a colocação ou a remoção das cargas de um aparelho ou barra.

(Fonte:Fleck e Simão, 2008).

Ambiente seguro

aparelhos de treinamento com pesos - rep might mix

Também é responsabilidade do estabelecimento proporcionar um ambiente seguro para a prática do treinamento com pesos. A devida manutenção dos equipamentos e disposição dos aparelhos no salão de musculação com espaços suficientes para a execução correta do exercício são pontos indispensáveis para a segurança do aluno. Evitar a limpeza do salão em horários de pico, o uso de placas e avisos de atenção, e cuidados com os equipamentos tornam o ambiente mais seguro.

No que diz respeito a corpo técnico, a academia deve disponibilizar uma equipe treinada e apta a oferecer o apoio necessários aos praticantes. Ao auxiliar o praticante em determinado exercício é determinante que o professor saiba a técnica correta do mesmo, se informar sobre o número de repetições a ser executada, carga a ser utilizada e focar 100% de sua atenção na hora da execução do exercício, sabendo a hora de intervir, caso o aluno necessite.

Reforço ainda que, no salão de musculação, deve-se ter o respeito com quem está treinando. Evite distrair a atenção do praticante enquanto ele executa a serie ou, até mesmo, atrapalhá-lo passando à sua volta com barras e halteres ou puxando conversa.

O treinamento com pesos é uma atividade séria e exige preparação específica de todos os envolvidos. Toda prática, independente de sua natureza, oferece riscos – cabe a nós providenciar um ambiente adequado e nos preparar corretamente para que a segurança esteja em primeiro lugar.

Desejo a todos ótimos treinos e muita hipertrofia de saúde. Forte abraço, e até a próxima!

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Coordenador da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG
* Imagens: Reprodução web / Thinkstock – Veja / The Myghty Mix

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