FITNESS: Treino Simples é o diferente – Parabéns profissionais de Educação Física

educação física - rep blog vinicius de santana

Olá, Caros Leitores! Abro o artigo de hoje parabenizando a todos os Educadores Físicos pelo dia de ontem. Aproveitando as comemorações deste mês, gostaria de dedicar este espaço a todos nós que desenvolvemos um trabalho sério, ético e comprometido. Deixo aqui, desde já, registrado meu reconhecimento e sinceros parabéns pelo Dia do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Há 11 anos atuando como profissional formado dentro dos salões de musculação, pude acompanhar de perto a evolução de uma década na área da ciência de treinamento com pesos (TP). Inúmeros estudos foram produzidos ao longo desse tempo, buscando evidenciar e respaldar os princípios e métodos que norteiam nosso trabalho. Muitos paradigmas foram quebrados e tantos outros modificados. Porém, a base do Treinamento de Força não mudou. Supino continua sendo supino, agachamento continua sendo agachamento e remada continua sendo remada. Treinar além da zona de conforto para promover as adaptações positivas que esperamos é o que interessa.

Acontece que, assim como vem o bônus, vem o ônus… As inúmeras instituições de ensino superior que aparecem no país fez com que caíssem no mercado milhares de pessoas mal preparadas e informadas para atuar nos diversos ramos da Educação Física. Com isso, tornou-se rotina nos depararmos com situações muitas vezes questionáveis no que diz respeito à aplicação do treinamento. Vejo exercícios sem fundamentos, mal executados, com técnicas e biomecânicas impróprias e sem eficácia. Não posso nem imaginar os princípios metodológicos e controle de carga empregadas…

Diante desse fato, ratifico minha linha de trabalho a cada dia, onde defendo que: O simples é o eficaz, e, diante do que tenho visto, o simples é o diferente!

Continuo firme em meus conhecimentos e sempre aberto a novas descobertas, porém, não deixo de defender e praticar uma boa série de supino reto, agachamento, remada e uma prazerosa corrida – sempre com cargas controladas e acima da minha zona de conforto. É dessa maneira que busco o equilíbrio entre mente sã e corpo são, mantendo a integridade de meus alunos acima de qualquer risco.

Acredito que um profissional de sucesso se faz com muito conhecimento, trabalho e comprometimento, deixando aparecer apenas os resultados de seu trabalho na vida de seus alunos. Diferente de nós, deixemos os outros supostos ‘Trainers’ mostrarem seus ‘Leg Bruce Lee’ ou ‘Agachamento Van Dame’…

CONHECIMENTO E SIMPLICIDADE ACIMA DE TUDO!

Desejo a todos ótimos treinos e muita hipertrofia de saúde.

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Sócio-Proprietário da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG
* Imagens: Reprodução web / Thinkstock – Veja / The Myghty Mix

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *