Fortalecer os glúteos para melhorar a corrida

glúteo e corrida - rep m de mulher

Imagem: Reprodução / M de Mulher

Existem diversos grupos musculares no nosso corpo que nos permitem correr, sendo um deles o glúteo. Ao longo da evolução da nossa espécie, esse músculo ficou maior e mais forte para ajudar no desempenho de nossas passadas. Realizar exercícios para fortalecer o glúteo é, portanto, fundamental para qualquer corredor, principalmente os iniciantes, que ainda estão adaptando o corpo ao movimento.

O glúteo é um dos músculos responsáveis por manter nosso corpo ereto durante a corrida. Então, colocando de uma forma simplificada, quanto melhor e mais fortalecido o glúteo, melhor a postura do corredor. Fortalecer o glúteo diminui o risco de lesões, como torções no joelho, além de deixar os movimentos entre os músculos do quadril e das costas mais bem coordenados, facilitando a prática da corrida. Isso porque, o músculo é um dos impulsores do corpo durante a corrida e, portanto, seu fortalecimento pode dar mais potência ao movimento e melhorar a performance. Porém, não fortalecer o glúteo pode acarretar alguns riscos de lesão, como tendinite no tendão de Aquiles, uma vez que a panturrilha e o glúteo trabalham em conjunto na corrida. Se ele não funciona bem, a panturrilha tem que trabalhar em dobro, o que pode levar a uma inflamação.

glúteo e corrida agachamento livre - rep o2 por minuto

Imagem: Reprodução / O2 Por Minuto

O glúteo funciona também como um amortecedor do impacto, então, se ele estiver fraco, a tendência é que isso piore. O impacto é o grande vilão na corrida, e está relacionado com o aparecimento de fascite plantar, canelite, dores no joelho, entre outros problemas. Um dos melhores exercícios para fortalecer o glúteo máximo é o agachamento, contudo atenção com a postura durante a execução desse exercício. Inclua os treinos de força (musculação) na sua rotina de treinos e melhore cada vez mais na corrida.

Bora praticar saúde!

Clique AQUI para ler o artigo “A importância de fortalecer os glúteos”, do fisioterapeuta Ramon David.

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
*Imagem de capa: Fitness Magazine

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