Frio x Corrida

Eu sei, é difícil treinar no frio! Muita gente sofre com este período do ano, que é favorável a gripes, resfriados e alergias respiratórias. Mas, a ciência tem uma conclusão interessante para você gostar do inverno: passar frio ajuda a emagrecer. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália.

De acordo com o estudo, o simples “tremer de frio” causa mudanças em nosso organismo, pois estimula a conversão de gordura branca (que armazena apenas as calorias) em gordura marrom, que colabora com o aumento do gasto calórico. Porém, por favor, ninguém deve passar frio com o objetivo de emagrecer! A comparação que fazemos é que, de acordo com pesquisadores, “‘tremer de frio’ ajuda no emagrecimento, e treinar em temperaturas baixas tende a ajudar nesse processo”. Então, se você corre e deseja melhorar o desempenho, o frio é um grande aliado, pois as baixas temperaturas são mais agradáveis para adaptar o corpo. Qualquer tipo de exercício nos dias mais frios vai nos ajudar a gastar mais calorias.

correr no frio - rep biofenac

Imagem: Reprodução/Biofenac

Muitos atletas preferem e consideram o inverno a melhor época para a prática de corridas mais intensas. Mas, lógico, temos que seguir algumas “normas” para o frio, para esse aliado não virar inimigo. Capriche no aquecimento e o faça de forma progressiva, para se adaptar ao frio e estar pronto para o treino. Além disso, mantenha-se bem hidratado – já que a desidratação diminui o rendimento durante o treino.

Use roupas que aqueçam o corpo, mas que não atrapalhem na transpiração. Não se esqueça também de proteger as extremidades, como mãos e cabeça, que ficam expostas, pois o corpo perde muito calor por essas partes. E, como sempre, o aviso “mais importante”: ao apresentar algum tipo de problema respiratório, procure primeiro a orientação de um médico para receber as recomendações adequadas. Bronquite, asma e outros problemas respiratórios podem se agravar durante o inverno. Por isso, se você sofre com eles, evite correr ou fazer outra atividade ao ar livre; o melhor é optar por treinos em ambientes fechados, como na academia.

Vamos nos Cuidar, e Bora Praticar Saúde!!!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
Imagem de capa: Reprodução/Corrida nossa do dia a dia
* Referências: Revistas eletrônicas SportLife e ACSM (American College Sports of Medicine)

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