Henrique Avancini e Raiza Goulão vencem Brasileiro de MTB XCO

* Assessoria de Imprensa /Confederação Brasileira de Ciclismo

henrique avancini - thiago lemos

Henrique Avancini (Foto: Thiago Lemos / CBC)

O domingo (17) foi de sol e muita adrenalina nos altos morros da cidade mineira de Juiz de Fora. Os melhores atletas de mountain bike do país encararam com muita competência a disputa do Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2016, principal competição no calendário nacional da modalidade. O público vibrou com as performances de alto nível nas 19 categorias oficiais e ainda viu uma exibição de gala de Henrique Avancini e Raiza Goulão, ciclistas campeões da Elite, que irão representar as cores do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que se iniciam em menos de 20 dias.

Na elite masculina, Avancini (Cannondale Factory Racing), Rubinho Donizete e Sherman Paiva (Caloi Elite Team) fizeram uma prova bastante agressiva, sendo definida após a quarta volta com uma forte aceleração do atleta Henrique Avancini, que ficou com o título após completar o percurso em 1h27min29s, pouco mais de um minuto à frente de Rubens (1h28min30s) e Sherman (1h28min50s). ”É uma vitória muito importante na véspera dos Jogos Olímpicos. Estava um pouco cansado da bateria de provas que realizei na Europa nos últimos meses, mas sabia que dava pra lutar pelo título. Fiz uma prova cautelosa e acabei partindo com tudo na quarta volta, foi onde consegui me destacar e seguir forte até a chegada. Quero agradecer o apoio de todos”, afirmou Henrique Avancini, que neste domingo alcançou seu 12° título nacional.

raiza brasileiro xco - thiago lemos cbc

Raiza Goulão (Foto: Thiago Lemos / CBC)

Já na elite feminina, Raiza Goulão, recém chegada ao país após um período de dois meses na Europa, acelerou muito, liderando a prova de ponta a ponta e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 1h26min09. Suplente de Raíza na Rio2016, Isabella Lacerda (LM Bike/Sense/Shimano) ficou com o segundo lugar, encerrando o percurso em 1h31min49. Letícia Soares (Bike Podium) ficou com o bronze, fechando em 1h34min52. ”Larguei com a responsabilidade de defender o título por ser a atual campeã. Assim busquei desde o início imprimir um ritmo forte e aos poucos fui abrindo vantagem para consegui conquistar o bicampeonato. Chegar à Rio2016 com a camisa de campeã nacional vai me motivar ainda mais na busca por um excelente resultado para meu país.  Estarei lutando muito para representar o Brasil da melhor forma possível na Olimpíada”, contou Raiza, que embarca para o Canadá nos próximos dias, onde disputa mais uma etapa da Copa do Mundo de MTB como preparação final para os Jogos em agosto.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *