Inclua sementes e castanhas em seu dia a dia

As sementes e castanhas são excelentes opções para lanches intermediários, podendo ser consumidos juntamente com frutas secas como uva passas, damasco, tâmara, ameixa seca, cramberry desidratado (você pode fazer um mix para deixar pronto em sua casa e levar pequenas porções dentro da bolsa), bem como iogurtes, saladas, frutas e barrinhas.

sementes e castanhas no dia a dia sementes - thinkstock - rep bolsa de mulher

Imagem: Thinkstock / Reproduzida do Bolsa de Mulher

1.1. Castanha do Pará: É um alimento super saudável e, por ser rica em selênio e gordura de boa qualidade, ajuda a combater os radicais livres, diminuir o triglicerídeo no sangue e prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Uma castanha do Pará por dia garante todos esses benefícios.

1.2. Amêndoas: Grande fonte de fibras, magnésio (ajuda no relaxamento muscular), cálcio e vitamina E. Ela possui gorduras monoinsaturadas, que são benéficas à saúde. Entre as oleaginosas, é a mais rica em vitamina E, que auxilia na saúde da pele, ajudando no combate ao envelhecimento. É a única oleaginosa que tem o benefício de alcalinizar o sangue.

1.3. Semente de Girassol:  É rica em vitamina E, com alto poder antioxidante e ação anti-inflamatória, combatendo o envelhecimento precoce e protegendo o coração. Riquíssima em nutrientes, auxilia na diminuição dos efeitos da TPM e da menopausa, além de possuir vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e gorduras boas, ajudando a diminuir o colesterol ruim. Por ser rica em fibras, garante uma maior saciedade, evitando que tenhamos fome rapidamente, e regulariza o intestino!

1.4.  Semente de Abóbora: Rica em ferro, magnésio e vitaminas E e A, ajuda a manter a pele e o cabelo mais bonitos; melhora o humor e a ansiedade, pois contém triptofano (aminoácido precursor da serotonina – hormônio do bem-estar); alcaliniza o sangue; melhora a circulação sanguínea; é anti-inflamatório; fortalece o sistema imunológico; e, entre outros benefícios, também retarda a fome, por ser rica em fibras.

barrinha de cereal caseira - pessoal

Foto: arquivo pessoal

Sugestão de receita – Barrinha saudável:

- 12 castanhas do Pará

- 12 ameixas hidratadas em água por 2 horas

- 1 colher de café de gengibre ralado

- 1 colher de sopa de óleo de coco

- 1 colher de sopa de coco ralado

- 1 colher de sopa de semente de girassol sem casca

- 1 colher de sopa de uva passas ou cramberrys desidratados

Passe todos os ingredientes no processador, modele no formato que desejar e armazene na geladeira ou em temperatura ambiente por três dias. 

Anelisa Marques de Rezende
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – VP (Unicsul) – RJ
CRN 9/16641, Tel:  (32) 8896-7207
anelisa.rezende@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / NutriPaladar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *