Inscrições abertas para a Maratona Aquática – 12 Horas Nadando

* Priscila Oliveira

maratona aquática 2014 - arquivo maria rita daibert

Participantes podem nadar quantas vezes quiserem, sempre em módulos de 15 minutos (Foto: arquivo / Maria Rita Daibert)

Iniciativa que surgiu como forma de incentivar a prática da natação em Juiz de Fora, a 8ª Maratona Aquática – 12 Horas Nadando abre inscrições, até dia 20, para clubes, escolas e academias interessadas em formar suas equipes e oferecer aos entusiastas das piscinas a oportunidade de desafiar a si mesmos em doze horas ininterruptas de atividades. Os cadastros para o evento, que acontece em 25 de outubro, de 8h às 20h, na Faculdade de Educação Física da UFJF, podem ser feitos nas instituições que oferecem o esporte na cidade. Segundo regulamento, os grupos devem ser formados por 20 a 48 atletas, sem distinção de sexo ou idade, sendo que cada participante precisa pagar uma taxa de R$ 20 para nadar quantas vezes quiser, executando o nado que preferir, mas sempre em módulos de 15 minutos, consecutivos ou não.

Ainda de acordo com as regras do desafio, as distâncias percorridas são monitoradas e acumuladas para controle, estimulando uma disputa saudável entre os competidores através de divulgação da quilometragem das equipes de hora em hora. Não há limites de inscritos e nada impede que dois ou mais grupos de natação se unam para formar uma só, especialmente para o torneio.

Clique AQUI para ver o regulamento da 8ª Maratona Aquática – 12 Horas Nadando.

Projeto que saiu do papel e deu certo

Segundo uma das organizadoras, Maria Rita Daibert, a realização da Maratona Aquática é fruto de um projeto que deu certo. “A ideia surgiu entre alunos e professores do extinto Clube Maximus Sports. Colocamos a proposta no papel, vimos que era possível desenvolvê-la e fomos para a prática. De lá para cá, o número de nadadores aumentou, nossa experiência nos deu condição de ter uma organização melhor, os patrocinadores tem aumentado e a UFJF, onde estamos realizando o evento pela segunda vez, tem mais estrutura. Conclusão: a cada ano, a maratona vai ficando melhor, em todos os âmbitos”, avalia.

maratona aquática 2014 estrutura - arquivo maria rita daibert

Pela segunda vez consecutiva, o evento acontece na piscina da Faefid (Foto: arquivo / Maria Rita Daibert)

Desde que começou, essa incursão esportiva passou pelas piscinas do próprio Clube Maximus, Granbery e AABB. Para este ano, entre outras instituições, já estão convidados os colégios dos Jesuítas, Militar e Granbery, as academias Mergulho, Medley e Águas Gerais, os clubes Bom Pastor, AABB, Cascatinha, Sport, Tupi, Jardim Glória e Benfica, além das consultoras esportivas Vidativa e SaúdePerformance. A convocação se estende ao Sest/Senat, Sesc e Bombeiros, e os cadastros podem ser feitos em todos esses locais.

Com tantas equipes de peso prestes a encarar as “12 Horas Nadando”, as expectativas para mais uma edição da Maratona Aquática são as melhores. “Esperamos que esse evento sirva de incentivo para mais pessoas praticarem a natação, não só como disputa, mas também como atividade física”, finaliza Maria Rita.

Outras informações pelo (32) 9977-2559, com Maria Rita Daibert, (32) 9977-4177, com Leandro Fiereck, ou através do e-mail mariaritakd@oi.com.br.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *