JF domina Ironman Foz do Iguaçu e Circuito Rei e Rainha do Mar

Renato Lucas, Rafael Teixeira, Brener Belozi e Thiago Alvim (Foto: Divulgação / Vidativa

Renato Lucas, Rafael Teixeira, Brener Belozi e Thiago Alvim (Foto: Divulgação / Vidativa

Os atletas de Juiz de Fora mandaram muito bem no final de semana, com uma série de conquistas no Ironman 70.3, em Foz do Iguaçu (PR), no sábado (30), e Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro (RJ), domingo (31). Na cidade paranaense, famosa por suas cataratas, os “homens de ferro” juiz-foranos dominaram a categoria 30-34 do Triathlon, a começar por Frederico Zacharias, campeão da faixa com 04:38:30, seguido dos bons resultados de Brener Belozi (Vidativa Consultoria Esportiva/ Clube Bom Pastor/ Terrabike Sports/ Alumac/ Fullife Nutrition/ Specialized/ JF Castelloes), Rafael Teixeira (Vidativa/ Bom Pastor), Renato Lucas (Vidativa) e Thiago Alvim (Vidativa).

Para Belozi, que completou 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21 de corrida em 04h55min, a prova foi sinônimo de superação. “Só minha noiva e meu treinador sabem como foi difícil este último mês – sem conseguir treinar por conta de uma forte sinusite e com verminose, que só consegui terminar de tratar na última quinta-feira (28); além de trabalho e aulas, que me consumiram muito também. Ainda estava debilitado, mas tinha em mente uma vontade muito grande de fazer essa prova, e foi assim que alinhei: com desejo de me superar e viver o verdadeiro espírito Ironman. Prova muito dura, calor insuportável. Circuito bem travado de bike (muitos retornos, sobe e desce, além de muito vento, o que me obrigava a fazer mais força para pedalar) e uma corrida com subidas difíceis. Mas, no final, a alegria e a emoção da superação: 8º lugar na categoria (dentre mais de 170 atletas) e 22º geral (entre quase 1000)”, destacou.

Enquanto Teixeira ficou com 14º lugar da faixa, Renato Lucas terminou na 15ª colocação e Thiago Alvim completou a participação em 20º. O município também foi representado por Pablo Gomes, Leo Poncinelli (34º, 45-49), Marcelo Pasquini e Marino Liberato (61º, 30-34), da equipe SaúdePerformance.

hugo no pódio do rei e rainha do mar - arq pessoal

Hugo Amaral, Pedro Silva e Marcos Hallack no pódio (Foto: arquivo pessoal / Hugo Amaral)

Rei e Rainha do Mar

Já na Cidade Maravilhosa, o trajeto entre as praias do Leme e Copacabana coroou o vice-campeonato de Hugo Amaral (Vidativa/ Bom Pastor) no ‘Beach Beathlon’ (1km de natação no mar e 2,5km de corrida na areia), seguido do conterrâneo Marcos Hallack (SaúdePerformance), em 3º.

“Tinha feito essa prova duas vezes, em 2011 e 2012 – ganhei a primeira e fiquei em segundo depois… Sabia que precisava fazer uma natação muito forte, que o menino que ganhou as últimas etapas nadava muito bem e que, se eu saísse para correr junto com ele (Pedro Silva), poderia até pegar o título. Isso chegou a acontecer por 1km, mais ou menos, mas, na hora de tirar a roupa debaixo, demorei um pouquinho e ele abriu uma certa vantagem. Foi muito difícil recuperar essa ‘batalha’ novamente. No finalzinho, acho que senti muito o calor. Como participo de provas de longa distância, as mais curtas são muito desconfortáveis para mim. Perdi o 1º lugar por muito pouco – questão de metros, com 9s de diferença… Mas foi uma boa participação e, na próxima, tenho que partir para uma prova de triathlon, que é o que treino mesmo”, ponderou Amaral, que também faturou a 13ª colocação geral na ‘Fun Race 6km’.

viliv velasco - arquivo wânia sarmento

Viliv Velasco (Foto: Wânia Sarmento)

Ainda no ‘Beach Biathlon’, vitória de Antônio Tadheu de Filippo Júnior (SaúdePerformance) na faixa 25-29, além do destaque para Ângela Caroline Dias Albino Destro (Sport Club JF), 4º colocada geral feminino e 1º na faixa 17-19, e as atletas da SaúdePerformance: Viliv Velasco, vice-campeã 35-39; Thaíse de Souza, 5º na 30-34 e Lawrene Gonzalez, 12º 35-39.

“É a segunda vez que participo, gosto do astral da prova, mas achei nossa largada um pouco confusa, porque largamos junto com as atletas do ‘Sprint’. Na água, ficamos um pouco desnorteadas, pois não sabíamos quem eram nossas adversárias e nadamos muito forte, exatamente por causa disso. Saindo da água, fizemos a ida da corrida pela areia dura, onde consegui manter um ritmo bom, tentando me recuperar do cansaço da natação. Mas, quando comecei a melhorar, já estava na hora de voltar pela areia fofa, o que é muito difícil. Perdi umas cinco posições, estava muito cansada e não consegui acelerar. Na verdade, essa é uma prova muito forte – toda vez que faço, falo que não vou nunca mais, mas, depois que vejo o resultado, bate aquela vontade de ‘sofrer’ de novo. Gostei do meu tempo, porém, a prova está cada vez mais concorrida”, avaliou Viliv.

Sprint e Classic

No ‘Sprint’ (1km de natação no mar), Renata Rodrigues de Souza Barros (Sport Club JF) ficou com a 14ª posição da faixa 14-16, enquanto o Clube Bom Pastor também foi muito bem representado na disputa por Dulce Lessa, campeã da faixa 55-59, e Denise Barra, vice da 50-54.

bom pastor no rei e rainha do mar - arquivo dulce lessa

Luciana Piazzi, Denise Barra, Dulce Lessa e Renata Gerheim (Foto: arquivo / Dulce Lessa)

“Muito boa a temperatura da água e o mar estava bem mexido. É bem emocionante vencer o mar assim, porque não temos mar em Juiz de Fora, não temos contato diário com as adversidades que ele apresenta e nosso treinamento é feito em piscina. Estava com os amigos Denise Barra, Luciana Piazzi, Renata Gerheim e Flávio Lombardi… É um grande prazer participar de um evento grande e emocionante com amigos queridos”, enfatizou Dulce.

Entre os homens, Rodrigo Poncinelli ocupou a 16ª posição da faixa 17-19 e Ely Nascimento a 14ª da 50-54, ambos pela SaúdePerformance. “Faço natação para ter uma qualidade de vida melhor. Depois de ficar diabético por causa do sedentarismo e com a alta qualidade dos treinamentos, fui evoluindo ao ponto de querer participar de eventos como o Rei e Rainha do Mar, e essa foi a minha terceira participação. Nas duas primeiras, fui simplesmente curtir, mas, dessa vez, treinei para me superar, melhorar meu tempo, e consegui mais do que esperava. Fiz 19:46, o que, na minha idade (52 anos), por nadar há tão pouco tempo, acho sensacional. Baixei em 6 minutos”, comemorou Nascimento.

Vera Lúcia de Matos Lemos (AABB/JF) foi 3ª colocada da faixa 55-59 e Luciana de Castro Braga (Inspire), 36ª 30-34. Natália Foster (19ª da faixa 25-29) foi a representante feminina da prova ‘Classic’ (2km de natação no mar) entre os colegas Reinaldo Ottero Justino Júnior (vice-campeão 35-39), Rafael Stambassi (16º 30-34) e Renato Quintão Loschi (28º na 30-34) – todos da SaúdePerformance.

Bruno Alvim (Vidativa/ Açotel) terminou como 22º da faixa 30-34. “Foi top, gostei da minha prova. Faz três meses que estou nadando e esse ainda não é meu ponto forte, mas estou melhorando”, avaliou.

gabriel galil no rei e rainha do mar - pessoaç

Gabriel Galil (Foto: arquivo pessoal)

Challenge e Beach Run

Na ‘Challenge’ (3,5km de natação no mar), dobradinha juiz-forana na faixas 17-19 masculino, com Samuel de Souza Silva e Silva (Sport Club JF), em 4º, e Thiago Haddad Muzzi (Pulse Academia), em 5º. Gabriel Galil (Vidativa) e Douglas Leal da Silva (Sport Club JF) também se destacaram pela 5ª e 8ª colocações, respectivamente.

“A prova foi muito show… Gosto muito da organização dela e essa é minha sexta participação seguida, sendo a segunda na categoria de travessia. Gostei muito do meu resultado, consegui encaixar um ritmo bom e ainda sair inteiro da água. Tive um ganho de 100 posições da última etapa para essa e, como grande parte da equipe tem um histórico forte na natação, isso acaba nos dando um referencial elevado. Foi isso que que me motivou a fazer um trabalho mais focado nessa modalidade nos últimos 3 meses”, comentou Galil.

Petter Vianna (Vianna Jr./Vidativa), 4º, Pablo Casadio Inspire_Consultoria Esportiva), 7º, e Thiago Henrique de Assis Carvalho (Sesi JF), 36º, mostraram sua capacidade na 25-29, enquanto Carlos Rubens de Oliveira (SaúdePerformance / Granbery) terminou em 38º na 30-34.

saúdeperformance no rei e rainha do mar - divulgação

Marcos Hallack, Aline Miranda, Carlos Rubens e Ely Nascimento (Foto: Divulgação / SaúdePerformance)

“Foi minha estreia numa prova de 3.500m. Anteriormente, só tinha nadado 1.500m no mar. Estou na equipe há 3 anos e nado com o Marcos Hallack há dois. Nos últimos três meses, resolvemos fazer a travessia e intensifiquei os treinos com ele e o Fabiano Dominato, que foram fundamentais. Nesse tempo, nadei de 4 a 5 vezes na semana, e, apesar da distância ser grande, fiquei confiante para realizar a prova. Por sorte, o mar estava ótimo e o dia lindo e ensolarado. Foi muito bacana estar em um evento tão grande e bem organizado”, ressaltou Carlos Rubens.

Hayslan Fernando (Vidativa) completou a faixa 35-39 como 13º colocado e Claúdia Scaldini (Vidativa) ficou com o 14º lugar entre as atletas de 25-29 anos.

A participação dos atletas de Juiz de Fora pelas praias cariocas foi encerrada na ‘Beach Run’ (5km de corrida na areia) com Luciana Luciana Salvio (Vidativa), 8º na faixa 37-42; Geany Arruda (SaúdePerformance), 12º na 31-36; e Olinda Ferreira Maurício (SaúdePerformance), 4º na 49-54.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *