Juiz-forana representa o Brasil em Campeonato Mundial de Atletismo Master

* Priscila Oliveira

DSC_0393

Angela Caixeiro, à esquerda, em pódio de Porto Alegre (RS), no Mundial de 2013, no Brasil (Foto: arquivo pessoal)

Professora de Educação Física em escolas da rede municipal e estadual, moradora de Juiz de Fora e adepta da prática esportiva desde sempre. Aos 60 anos de idade, Angela Caixeiro (Omni Arquitetura e Construção) se orgulha por acumular um número quase incontável de participações e títulos em torneios nacionais e internacionais de atletismo. Convocada inúmeras vezes para representar o país pela Seleção Brasileira, ela embarca nesta sexta-feira, 31, para mais um desafio em nome da pátria: o Campeonato Mundial de Atletismo Master. A competição, que promete reunir 8 mil atletas de 114 nacionalidades, divididos em categorias de 35 a 90 anos, acontece entre os dias 04 e 16 de agosto, na cidade de Lyon, capital da região Ródano-Alpes, na França.

“Não consigo me ver sem o esporte nunca, porque ele faz parte de toda a minha vida. Respiro essa atividade 24h por dia e já perdi as contas de quantas vezes competi, inclusive fora do país. Foram muitas… na Itália, Estados Unidos, Portugal e em toda a América do Sul. Na França, farei as provas de 5km, 10km e maratona. Estou nos últimos ajustes, sempre treinando, e vou dar o meu sangue pelo Brasil. Se Deus permitir, vou tentar trazer uma medalha, pois a competição é muito forte. As europeias são muito fortes. Mas terá uma brasileira lá que vai dar tudo o que tem: garra e determinação”, antecipa.

Hábito saudável, e com vários títulos

Segundo Angela, além de lhe render uma empolgação tamanha, a paixão pelo esporte é algo que ultrapassa não só fronteiras, mas o próprio tempo. “Fico meio confusa com a época em que comecei, pois, realmente, o atletismo para mim é como levantar e escovar os dentes. Mas tudo começou pelos anos 80 – eu já competia, mas sem nenhuma pretensão. Fui me especializando até chegar a provas longas, comecei a competir e nunca mais parei. Vieram os 10km, 15km, meia maratona, maratona… só falta a ultra. Já fiz até triathlon, porém não dei continuidade por falta de tempo”.

DSC_0556

A atleta master no Campeonato Sul-Americano 2014, em Medellín, na Colômbia (Foto: arquivo pessoal)

Lembrando da saudosa triatleta e conterrânea Beatriz Hollanda, com quem competiu muitas vezes, a juiz-forana ainda destaca que, no atletismo, disputa apenas corridas de meio fundo, desde os 5km até a maratona (42km). Foi através dessas provas que vieram alguns de seus principais resultados. “Nos Estados Unidos, na maratona, fui a décima; na Itália, nos 10km, fui a quarta; e, no ano passado, na Colômbia, a terceira. Também fui a primeira nos 10km, na Argentina. E por aí vai. Tem muitas que nem lembro mais”, pondera.

Promessa

Antes de embarcar para Lyon, Angela Caixeiro, que também é adepta das corridas de rua, conquistou o 5º lugar geral nos 10km do Circuito Sesc em Juiz de Fora e a 44ª colocação entre as atletas da 68ª Corrida da Fogueira. Para concluir, ela reforça um compromisso. “Prometo dar meu tudo pelo Brasil”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *