Longevidade com saúde

longevidade com saúde - rep ayurveda

Imagem: Reprodução / Ayurveda

Um dos objetivos de se praticar exercícios é chegar na terceira idade o mais saudável possível. Para quem já está nessa fase da vida, a atividade física também é muito importante para manter a saúde.

Com os avanços da medicina, a expectativa de vida das pessoas vem aumentando gradativamente. Mas, o que adianta chegar à velhice doente e sem uma boa qualidade de vida? Os idosos hoje tem a possibilidade de alcançar uma longevidade saudável.

Não existe uma receita que garanta essa longevidade saudável, mas sabe-se que a atividade física, associada à uma alimentação balanceada, é o caminho mais indicado pelas pesquisas científicas. Uma vida social ativa e o controle do estresse e depressão também são fatores que devem ser buscados. A qualidade de vida está intimamente relacionada à manutenção desses bons hábitos.

longevidade com saúde - getty images rep eu atleta

Foto: Getty Images / Reprodução Eu Atleta

É impressionante, e altamente positiva, a procura das pessoas de todas as idades por práticas esportivas. Destacam-se entre essas atividades a corrida e caminhada, que são modalidades bastante democráticas e que não exigem investimentos caros em equipamentos.

A terceira idade descobriu na corrida e na caminhada uma forma de se exercitar e se socializar. Cada vez mais, observamos grupos de corrida e caminhada voltados para essa faixa etária. Esses grupos devem ser orientados por um educador físico que prescreva a atividade física individualizada para cada participante, pois, na grande maioria das vezes, existe uma condição patológica pré-existente, como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, artrose, osteoporose, entre outras. O fato é que o exercício faz parte do tratamento e controle dessas doenças, mas um exercício inadequado pode complicar a situação. A carga, a frequência e a intensidade dos exercícios devem ser bem orientadas, e os controles clínicos devem ser bem programados para que se possa mensurar os progressos.

Portanto, se você está em busca de uma vida mais saudável, fica aí a dica da corrida ou da caminhada. Fica também o alerta sobre os cuidados que você deve ter com o seu organismo para não se expor a nenhum risco. Procure auxílio profissional independente da sua idade. Boa sorte!!!

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

 

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *