Mantenha seus treinos nas férias

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Imagem: Reprodução / Bolsa de Mulher

Enfim, as férias! Depois de tantos meses treinando duro para driblar o estresse, manter o peso ou acumular medalhas, chegou a hora de diminuir o ritmo e deixar as obrigações para trás. Mas, não pense que isso é motivo para abandonar os exercícios. Manter o corpo ativo é importantíssimo para que você não perca todo o condicionamento físico que lutou tanto para conquistar – e, acredite, ele pode ir embora rapidinho.

Cada semana de sedentarismo é suficiente para reduzir em até 10% sua resistência em corridas. Ou seja, após um mês de férias, você já não seria mais capaz de correr a mesma distância que antes – não sem um treino intensivo de readaptação ou sem o risco de se lesionar. É importante não perder contato com a atividade física durante os dias de folga. O ideal é mexer o corpo pelo menos duas vezes por semana. É claro que a rotina não precisa ser exatamente a mesma nas férias, afinal, até na corrida, às vezes, precisamos quebrar a monotonia.

Entretanto, devem ser tomados alguns cuidados específicos, pois a temperatura, os ambientes e até mesmo a empolgação extra podem colocar tudo a perder. Como a preferência de muitos é passar as férias na praia, por melhor condicionado que seja o atleta, o horário ideal para correr é fora do pico de maior intensidade dos raios solares. O melhor é treinar até 10h e após as 16h, para evitar a ação dos raios ultravioletas, sempre tomando cuidado para não fazer os exercícios em jejum e manter sempre uma garrafinha de água para hidratação.

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Imagem: Shutterstock / Reprodução Revista Pilates

Para não ficar refém da planilha, invista em exercícios que se encaixem na rotina de férias. Jogar vôlei, basquete, futebol ou pedalar ajudam a sair da rotina, além de trabalhar a musculatura de maneira diversificada, o que cria novos estímulos e dá flexibilidade ao corpo. Também vale fazer uma bela caminhada na praia e nadar no mar ou na piscina.

Se você costuma correr na esteira, aproveite as férias para explorar as ruas e apreciar a paisagem das praias e montanhas. Os treinos outdoor são importantes para que o corpo não fique habituado somente com a esteira, além de melhorar na mecânica dos movimentos. Se for para um país que esteja no inverno, a maioria dos hotéis são providos de pequenas e práticas salas de ginástica. As caminhadas nos parques e passeios ecológicos são bem-vindos também.

Caso essas férias não sejam em praias, clubes, parques ou tenham jardins que possibilitem caminhadas até como turismo, tirar férias não necessariamente precisa estar ligado a um processo de engorda e, além de tentar manter os exercícios regulares, o ideal é tentar fazer uma programação alimentar, mesmo que abuse em algumas refeições. Tente comer o mais parecido possível com o período de trabalho, treinos e/ou estudos e fique atento à hidratação.

Por fim, procure viajar, relaxar, aproveitar a gastronomia e conhecer a cultura local. Não se esqueça de que os esportes são uma boa forma de conhecer novos lugares, pessoas e hábitos que você pode levar para o seu dia a dia.

Não há desculpas… Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com

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