MEDICINA DO ESPORTE: A importância de iniciar a atividade física de forma correta

Sair do Sedentarismo - Farmácia Terapêutica

É impressionante o número de pessoas que atendo diariamente na minha clínica devido à dor e lesões ortopédicas provenientes da prática de esportes e exercícios físicos. Parece que elas estão ficando cada vez mais conscientes dos males da vida moderna e tentam, de qualquer maneira, “correr” (nos dois sentidos da palavra) atrás do prejuízo.

Todos os dias, somos bombardeados com informações e propagandas. Se nos deixarmos levar por elas, ficaremos deitados no sofá, vendo televisão e comendo junky-food.

A cultura do “ter” e do “consumir” nos leva a excessos. Trabalhamos mais para ganhar mais, sem nos darmos conta de que isso eleva os níveis de ansiedade e compromete nossa qualidade de vida. Pronto, a armadilha está feita. Seguindo esse estilo de vida, nos tornamos sedentários e estressados.

O sedentarismo e o estresse estão ligados àqueles problemas decorrentes da vida moderna que já mencionei, podendo causar obesidade, hipertensão arterial, doença coronariana, diabetes, insônia, dores de cabeça, na coluna, joelhos, pés etc.

A percepção dessa armadilha gera uma reação, uma tentativa de mudar nosso estilo de vida. Buscamos adquirir hábitos saudáveis, e é nessa hora que podemos nos complicar, colocando nosso organismo em risco.

avaliação médica - rep gazeta esportiva

Por isso, é importante saber em que condições clínicas estamos para “virar o jogo” e ganhar saúde com equilíbrio. A prevenção é feita a partir de avaliações prévias da situação cardiovascular, respiratória e ortopédica, além do perfil metabólico e endocrinológico. 

Iniciei esse artigo comentando sobre o grande número de pessoas que atendo com dores e lesões ortopédicas provenientes da prática esportiva. Como especialista em acupuntura, ortopedia e traumatologia, com atuação na área esportiva, posso garantir que, em sua maioria, esses problemas poderiam ser prevenidos e evitados com orientações profissionais.

Saúde em equilíbrio. Esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br
* Imagens: Reprodução web / Farmácia Terapêutica / Gazeta Esportiva

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *