MEDICINA DO ESPORTE: Dor em atletas

dor em atletas - getty images - rep eu atleta

Foto: Getty Images / Reprodução Eu Atleta

Você sente algum tipo de dor quando pratica esportes ou atividades físicas?

Pois é, se você respondeu “sim”, saiba que a dor quase sempre acompanha os atletas.

No início da prática esportiva, é muito frequente a dor muscular generalizada, a chamada dor muscular de início tardio, relacionada ao mau condicionamento físico com consequente acúmulo de ácido lático em grupos musculares mais exigidos. Nesse caso, alongue-se bem e vá aumentando a carga de forma lenta e gradativa, que a dor tende a passar em poucos dias. Tenha persistência e não fique desanimado. Caso algum tipo de dor se torne persistente, será necessária uma avaliação mais especializada para um diagnóstico e tratamento corretos.

Às vezes, algum traumatismo no passado pode ter deixado algum pequeno desequilíbrio biomecânico que, com o aumento da atividade física, poderá se manifestar em forma de dor. É como se acordasse um leão adormecido. Outras vezes, o que é muito frequente, um problema postural, que até então não gerava problemas, começa a sobrecarregar o nosso organismo com o aumento da intensidade dos exercícios.

dor em atletas pisada - rep lojas silva

Tipos de pisada (Foto: Reprodução / Loja Silva)

Percebo cada vez mais na minha prática clínica a importância da pisada. Cerca de 70% dos receptores posturais se encontram na sola dos pés. Se sua pisada não está correta, a informação que chega ao seu sistema tônico postural fará com que você fique desalinhado, podendo levar a dores e lesões nos pés, joelhos, quadris, coluna, ombros, cefaleias tensionais, tendinites, fraturas por estresse etc.

A técnica correta e o uso de equipamentos adequados também são fatores para uma atividade física segura. Daí a importância da prescrição correta dos exercícios por um profissional de educação física.

Fique atento! Perceba os sinais que o seu corpo dá. Se a dor é acompanhada de edema e impotência funcional do local acometido, a luz vermelha acendeu. Procure ajuda profissional e boa sorte!

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *