MEDICINA DO ESPORTE: Fratura por estresse em atletas

Pode não parecer, mas os ossos são estruturas vivas com intenso metabolismo. Existem células responsáveis pela formação óssea, os osteoblastos, e outras responsáveis pela reabsorção óssea, os osteoclastos. Uma sobrecarga ou trauma repetido pode ocasionar uma atividade de reabsorção maior que a atividade de formação óssea, resultando em microfraturas. Se o equilíbrio não é restabelecido, a soma das microfraturas pode levar a uma fratura completa do osso.

lesão por estresse calcâneo - getty imagens

Fratura por estresse do calcâneo (Foto: Getty Imagens / rep. G1)

Normalmente, quando se chega a esse ponto, nosso organismo dá vários sinais, que começam com dor aos esforços, surgimento de edema no local, até que esses sintomas se tornem constantes e mais intensos, mesmo durante o repouso.

A verdade é que somente alguns atletas evoluem para essas reações de estresse ósseo, pois existem fatores de risco que podem ser intrínsecos, como, por exemplo, desequilíbrio/fadiga muscular, perda de flexibilidade, encurtamento muscular, sexo, angulação dos joelhos e formato dos pés. Há também fatores de risco extrínsecos, como a superfície de treinamento, calçados e equipamentos inadequados, nutrição inadequada etc. A incidência no sexo feminino é bem maior, provavelmente por alteração do metabolismo do cálcio em ciclos menstruais alterados, algumas diferenças anatômicas em relação aos homens e distúrbios dietéticos, que são mais frequentes nas mulheres.

As fraturas por estresse em atletas correspondem a 10% de todas as lesões esportivas, sendo 69% delas diagnosticadas em corredores de longa distância. Os ossos dos membros inferiores são mais acometidos, sendo que a tíbia é a mais frequentemente lesionada. Trata-se de um problema muito sério, pois seu tratamento é demorado, afastando, o atleta de suas atividades, na maioria das vezes, por longos períodos. Fique atento!

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *