MEDICINA DO ESPORTE: Dor nas costas em atletas

lesões na coluna vertebral de atleta - rep sortimentos

Quantas pessoas interrompem seus treinos, mesmo que temporariamente, devido à dor nas costas? Ela pode surgir gradualmente, de forma insidiosa, gerando desconforto e queda no rendimento progressivamente, ou pode vir de maneira avassaladora, muito aguda, causando desconforto. Vários são os fatores envolvidos. A questão postural seria o pano de fundo, pois funcionaríamos como um carro desalinhado gastando os pneus.

Será que você se cuida tão bem como cuida do seu carro? Quando os pneus de seu carro estão gastos, o que é que você faz, simplesmente vai na loja e manda trocá-los? Com certeza, não. Você, como uma pessoa inteligente, manda providenciar um alinhamento e balanceamento do carro, pois, senão, provavelmente, um dano maior poderá ocorrer.

Pois é, nosso corpo obedece às leis da biomecânica. Dessa forma, seus sinais devem ser observados e, se necessário, corrigidos. Esses sinais seriam, por exemplo, calçados que gastam mais de um lado, desconforto nos pés, joelhos e, principalmente, na coluna.

A coluna vertebral está envolvida no mecanismo de transmissão e coordenação dos movimentos entre os membros superiores e inferiores. As estruturas que compõem a coluna vertebral, como a parte óssea, articulações, músculos, ligamentos e discos intervertebrais agem continuamente na transmissão da força desprendida pelos membros, no posicionamento espacial e no suporte do corpo sob a ação da gravidade.

lesões na coluna vertebral de atleta - rep g1 getty images

A região lombar é uma área extremamente vulnerável a lesões, que variam de acordo com as diferentes práticas esportivas. A dor na região lombar pode ter origem em diversas estruturas, sendo o espasmo e contratura da musculatura a causa mais frequente de dor. As articulações, os discos invertebrais e a própria estrutura óssea são importantes na etiologia das síndromes dolorosas da coluna lombar.

As lesões mais frequentes observadas na coluna vertebral lombar são: lesões musculares e ligamentares, fraturas, doenças dos discos intervertebrais e as artroses. A orientação é que se procure um ortopedista para avaliação e conduta logo no início dos sintomas. A avaliação consiste em anamnese, exame físico na procura dos sinais clínicos, exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética. A conduta vai depender do diagnóstico e varia desde simples orientações, tratamento conservador com medicamentos, fisioterapia, acupuntura, RPG, pilates, palmilhas de reprogramação postural e, até mesmo, intervenções cirúrgicas, dependendo do caso.

Convém ressaltar que cada indivíduo apresenta necessidades distintas em relação à performance esportiva – um maratonista é diferente de um indivíduo da terceira idade que quer controlar suas taxas metabólicas, como a glicose e os triglicerídeos. O recado é o seguinte: cuide bem da sua postura, mantenha seu corpo alinhado e não fique esperando que uma dor nas costas persistente vá melhorar de uma hora para outra.

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br
* Imagens: Reprodução web / Getty Images / Sortimentos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *