MEDICINA DO ESPORTE: O sol é nosso amigo – os benefícios da vitamina D

sol e vitamina d - foto getty images

Você tem ideia da dosagem de vitamina D no seu sangue? Se não, deveria ter! Essa vitamina é produzida através da exposição da pele aos raios solares tipo UVB, que atinge apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme. Essa exposição pode causar vermelhidão e, em casos extremos, um tipo de câncer de pele pouco agressivo e de fácil tratamento. O grande problema são os raios tipo UVA, que penetram mais profundamente na pele, podendo causar rugas e, principalmente, o melanoma, que é um tipo de tumor maligno da pele de difícil tratamento e alta taxa de mortalidade.

Um dado interessante é que, quanto mais afastado da linha do Equador se vive, maior a incidência de todos os tipos de câncer, inclusive os de pele. Por outro lado, quanto mais próximo da linha do Equador, maior a incidência de raios solares e, consequentemente, maior a produção de vitamina D. Outra informação relevante é que, para cada morte devido a câncer de pele causado por excesso de raios UV, mais de duzentas pessoas morrem de todos os outros tipos de câncer por deficiência de radiação UV.

Agora, o pior de tudo: Você sabia que a grande maioria dos filtros solares bloqueia apenas a UVB, diminuindo, assim, a produção de vitamina D e que boa parte deles não bloqueia o UVA causador de câncer e envelhecimento da pele também? O uso de filtro solar aumentou cerca de 1800% nos últimos 30 anos, porém, a incidência de melanoma triplicou. Isso é preocupante!

vitamina d e sol protetor solar - o2 por minuto

Não estou condenando o uso do filtro solar, mas apenas informando que existem produtos no mercado que não oferecem a proteção esperada. Então, é importante que se adquira produtos realmente benéficos, ou seja, que não causem bloqueio total do UVB e protejam a pele do UVA. Os praticantes de esporte ao ar livre devem ter essas informações para se proteger e beneficiar desse nosso grande amigo que é o sol.

A vitamina D não é mais considerada apenas uma vitamina. Inúmeros estudos na área médica se dedicam à pesquisa de seus benefícios para a saúde. Considerada o hormônio esteróide mais potente encontrado no organismo humano, a vitamina D previne vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose, somente para citar alguns benefícios. A maioria das pessoas está com níveis muito baixos de vitamina D no sangue. Essa vitamina modula cerca de 10% dos genes do nosso corpo. É muita coisa!

Em casos de pessoas que têm dificuldade para tomar sol, essa vitamina pode ser suplementada com orientação profissional. A proposta é que, ao invés de heliofobia, que é o medo da exposição ao sol, devemos praticar a helioterapia, que é a exposição inteligente ao sol.

Saúde em equilíbrio, esse é o objetivo!

Dr. Fernando Mascarenhas Duarte Mendes
Médico Especialista em Acupuntura e Ortopedia
CRM – 25937 / Tel: (32) 3214-5805
drfernandomascarenhas@yahoo.com.br
* Imagens: Reprodução web / Getty Images / Priscila Nunes

Um comentrio
  1. Setembro 24, 2014 | Responder

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *