Mineiros ficam no top 10 da Meia e Maratona do Rio

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: 30′ Todo Dia

O fim de semana esportivo na Cidade Maravilhosa foi bastante movimentado pela realização da tradicional Maratona do Rio – e teve mineiro fazendo bonito no evento. As disputas começaram sábado, 2, com o trajeto de 21km entre a Barra da Tijuca e o Aterro do Flamengo.

gilbert

Gilbert Carvalho, de São João del-Rei, subiu ao pódio na quarta colocação geral da Meia (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Entre os 15 mil participantes da Meia Maratona, Giovani dos Santos (Brasil, 1h06m11s), representante de Natércia, no Sul de Minas, foi o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada e garantiu o vice-campeonato, enquanto Gilbert Carvalho (Elite Academia, 1h08m21s), de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, subiu ao pódio na quarta colocação. “Quero agradecer a Deus, por me conceder essa conquista maravilhosa; ao meu treinador, Adriano Maron; ao apoio da Elite Academia; e a todos que me parabenizaram e torcem por mim. Muito obrigado a vocês, que me ajudaram de qualquer forma, principalmente na motivação – em especial à minha família”, comemorou o são-joanense pelas redes sociais. Erradicado em Matias Barbosa, Albertino Luz (Pé de Vento, 1h11m56s) alcançou o décimo lugar geral.

jessica meia maratona do rio - arq pessoal

Jéssica Ladeira, de Ubá, foi vice-campeã e a melhor brasileira dos 21km (Foto: arquivo pessoal)

Caminho certo

Representante de Ubá, Jéssica Ladeira (File&Marcia Narloch) foi vice-campeã e a melhor brasileira dos 21km, com o tempo de 1h19m17s. “Estou muito feliz! Sei que Deus, mais uma vez, me mostrou que estou no caminho certo e com pessoas maravilhosas ao meu lado. Agradeço a Ele, pela oportunidade de estar fazendo o que eu mais amo, pela minha saúde e pela minha vida; à minha equipe, por todo apoio; ao meu treinador, por tudo o que vem construindo comigo; à minha família, que, de longe, me acompanha e torce muito por mim; e aos meus apoiadores e patrocinadores”, pontuou pela internet.

Irmandade nos 42km

Já no trajeto principal, domingo, 3, 14 mil atletas correram do Recreio dos Bandeirantes até o Aterro do Flamengo, na 16ª edição da Maratona do Rio. Naturais de São Miguel do Anta, município próximo a Viçosa, os irmãos gêmeos Gilmar Silvestre (Cruzeiro) e Gilberto Lopes (Pé de Vento) fizeram dobradinha. Cravaram as marcas de 2h21m01s e 2h21m55s, sendo premiados na terceira e quarta posições gerais, além de serem os dois melhores brasileiros na prova.

gilmar maratona do rio - dizz media-div

Gilmar Silvestre, de São Miguel do Anta: 3º geral e primeiro brasileiro na Maratona (Foto: Dizz Media/Divulgação)

“Meu tempo não foi bom, mas 3º lugar foi uma boa colocação – apesar da umidade estar muito alta. Mas, o que importa é subir no pódio. Nós dois não temos rivalidade – vence quem tiver melhor condição física”, revelou Gilmar ao Rumo Certo. Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro, 2h22m54s), de Guanhães, no Vale do Rio Doce, terminou em 5º.

Motivação fora da elite

Já em nono lugar ficou Ernani Souza (Clube Dom Pedro II/Kailash, 2h32m29s), de Conselheiro Lafaiete.

ernani souza - arq pessoal

Lafaietense Ernani Souza não correu na elite, mas ficou em 9º nos 42km (Foto: arquivo pessoal)

“Minha meta era fazer abaixo de 02:31:24 – meu melhor tempo em maratona, justamente nessa prova, em 2014. Mas, na altura do Km 36, comecei a me sentir fadigado e perceber que seria muito difícil. Então, virei rapidamente o foco. Vi alguns atletas da elite, esqueci o relógio e parti para cima. Vim ganhando posições, sendo que a última foi a 500m da chegada. Imaginei que tivesse ficado entre os 15 ou 20 primeiros, mas, além de 9º geral, fui o quinto melhor brasileiro, campeão da minha categoria e o primeiro atleta fora da elite a cruzar a linha de chegada. Esse resultado top 10, numa prova dessa importância, me enche de motivação para os próximos desafios”, ressaltou o lafaietense.

* Segundo a organização, ao todo, 38 mil pessoas participaram do evento, divididas ainda nas modalidades 10km, 6km e infantil.

CLIQUE AQUI para acessar os resultados da Meia e Maratona do Rio 2018.

 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *