Canoagem, MTB, trekking e muito mais. Atleta de JF participa de 129km e 24h da Expedição Espinhaço

* Foto capa: Wladimir Togumi /Adventuremag

Fabiana Duarte durante treino de MTB (Foto: arquivo pessoal)

Fabiana Duarte durante treino de MTB (Foto: arquivo pessoal)

Motivada a superar os próprios limites desde que comprou sua primeira bicicleta, há quase quinze anos, a atleta juizforana Fabiana Duarte se orgulha de um currículo formado por conquistas nacionais e internacionais em corridas de aventura, de 2008 para cá, quando passou a desafiar a si mesma em disputas que exigem muito preparo físico e, principalmente, consciência ambiental. Isso porque a modalidade alia provas de trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais (rapel) e orientação através de mapas e bússolas em trajetos formados por trilhas e estradas, num contato direto com a natureza.

Neste sábado, 19, ela coloca todas essas noções em prática novamente na Expedição Brou Aventuras Espinhaço, circuito de 129km e duração prevista de 24h no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Considerada a capital mineira do ecoturismo, a cidade tem como principal atração a Cachoeira do Tabuleiro, local de largada dos aventureiros, a partir das 7h. 

Estreando na Solo

Acostumada a integrar quartetos mistos, Fabiana está ansiosa para encarar sua primeira competição sozinha. “Dessa vez, estou indo na categoria Solo, pois a equipe com quem estou correndo, a Oskalunga, desistiu de ir porque um integrante teve um compromisso profissional e o atleta que arrumamos para substituir se machucou treinando. Pretendo completar a prova sem cortes, ou seja, passar por todos os PCs (postos de controle) e fazê-la na sua totalidade. Quero estar perto de alguma equipe sempre, por segurança, mas aproveitar para treinar navegação, que é a arte de se orientar por mapa e bússola. Com certeza, sofrerei mais à noite, por conta do frio e da escuridão. Vai ser aventura total”, se empolga.

Nos tempos de equipe Armadda (Foto: arquivo pessoal)

Nos tempos de equipe Armadda (Foto: arquivo pessoal)

Histórico

“Em 2008, o atleta Marco Farinazzo me convidou para correr com a equipe Armadda, de Petrópolis (RJ), e chegamos a ganhar algumas importantes provas mineiras, como Expedição Grande Sertão e Ecoman. Naquele mesmo ano, participamos da final do Mundial de Corridas de Aventura (Adventure World Championship), que percorreu 600km, cruzando os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, e conseguimos completar a prova sem cortes”.

Segundo Fabiana, pouco tempo depois, o grupo petropolitano se espalhou e cada um preferiu seguir uma modalidade. “Desde então, continuei na corrida de aventura e não parei mais. Competi com várias equipes, dentre as melhores do país. Conheci muitos lugares bonitos, já que as provas sempre ocorrem em locais de natureza exuberante. Acho que esse é o principal motivo para eu ter me apaixonado por esse esporte, pois sou amante da natureza. Também gosto de superar meus limites físicos e mentais”, destaca.

Com sua equipe atual, Oskalunga (Foto: Adventuremag)

Com sua equipe atual, Oskalunga (Foto: Adventuremag)

Avante

A Expedição Espinhaço é disputada, ainda, nas categorias Duplas e Quartetos, sendo que campeões ganham inscrição para a Ecomotion Pro, enquanto os vices recebem cadastro para o Desafío Aysén Verano – do qual, a atleta também participou, em janeiro deste ano, no Chile. Já os três primeiros colocados da categoria Solo faturam de R$1.500 a R$500.

Sobre a equipe Oskalunga, Fabiana Duarte encerra, revelando que os planos continuam e os desafios, também. “Meu sonho sempre foi correr com eles. Estávamos em contato desde o ano passado, combinando de fazer uma reestruturação no grupo. O que pega é que corrida de aventura é um esporte muito caro – as inscrições, a logística, a manutenção dos equipamentos… Então, precisamos tentar ganhar as provas para conseguir  inscrição das outras e assim vai. Estamos planejando uma etapa no Uruguai, em agosto, mas vai depender de dinheiro”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *