Musculação para corredores

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Imagem: Reprodução / Academia FW

Olá, Caros Leitores!

A modalidade esportiva que mais cresceu no Brasil e no mundo nos últimos tempos foi, sem sombra de dúvida, a corrida de rua. Hoje, mais e mais pessoas ingressam na prática – seja ela profissional ou amadora. É comum passearmos por parques e praças de nossas cidades e encontrarmos os mais variados perfis de pessoas se exercitando através da corrida. Diante dessa nova condição, a oferta de provas e desafios aumentou. Se consultarmos uma das inúmeras revistas do ramo, veremos um calendário farto de provas, das mais variadas características e percursos, em todo o território nacional – que, por sua vez, aumenta o estímulo para todos adotarem a corrida como sua atividade física regular.

Mas, antes de dar continuidade à sua corrida, gostaria de chamar atenção para uma questão tão importante quanto o próprio treino aeróbico: NO SEU PROGRAMA DE TREINO ESTÁ INSERIDO O TREINAMENTO DE FORÇA (MUSCULAÇÃO)?

Assim como o coração, os músculos, tendões, ligamentos e articulações necessitam de treinos específicos. Nosso sistema mecânico sofre exigências físicas, tanto quanto nosso sistema cardiovascular. Contudo, o desenvolvimento desse sistema mecânico não acontece na mesma velocidade que o desenvolvimento do sistema cardiovascular, necessitando de maior tempo para que se fortaleça e ofereça suporte adequado, além de condição para que se faça uma corrida segura e sem lesões.

Que correr faz bem para a saúde, estética e qualidade de vida, estamos cansados de saber. O que ainda não está inserido no cotidiano dos corredores, talvez por falta de informação adequada, são os treinamentos complementares aplicados à corrida. Estamos falando do treinamento de força ou musculação para corredores. No meio científico e no treinamento de alto desempenho, não restam dúvidas de que o trabalho com pesos auxilia, e muito, na performance do corredor.

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Imagem: Reprodução / Bom Jardim Notícia

Os benefícios da musculação aplicada à corrida são inúmeros, entre eles estão:

– Diminuição do risco de lesões;

– Melhor recuperação pós-treino;

– Melhora da força e resistência muscular;

– Melhor na economia de corrida;

– Melhora do fornecimento de energia para os músculos;

– Melhor desempenho nos treinos e, consequentemente, melhora da performance de corrida, entre outros.

Alerto que o treinamento de força não deve ser aplicado de modo que atrapalhe e comprometa a atividade principal, no caso, a corrida. Inserir a musculação como complemento de treino do corredor pode ser o grande segredo para a evolução de seu aluno/atleta.

Sugiro seguir alguns passos que utilizo na estruturação dos planos de treinos dos meus alunos:

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Imagem: Reprodução / Jats Run

1º.  Definir objetivos, traçar metas intermediárias e determinar o período do treino;

2º. Traçar o perfil do corredor, diagnosticando seus pontos fortes e fracos;

3º. Dividir o período de treinamento em fase básica e específica;

. Priorizar exercícios para os membros inferiores, mas nunca negligenciar os membros superiores;

5º. Dedicar algumas semanas de treino para o fortalecimento do CORE (conjunto de músculos do tronco, quadril e região pélvica);

6º. Utilizar exercícios com pesos livres e trabalhar a lateralidade;

7º. Treinar força dinâmica e isométrica;

8º. Trabalhar as variações de força (pura, explosiva, resistência), de acordo com a fase do treino;

9º. Periodizar (programar) o treinamento de força, assim como o treinamento de corrida;

10º. Utilizar tanto o trabalho convencional de musculação quanto os chamados treinos funcionais (exercícios e métodos específicos da modalidade).

Portanto, se ainda não pratica do treino de força, comece o quanto antes e veja o salto qualitativo que sua corrida dará. Para finalizar, alerto que todas essas variáveis interferem diretamente no sucesso do trabalho, portanto, na hora de investir num bom treinamento, procure um profissional gabaritado e devidamente registrado no Conselho Federal.

Forte abraço, e bons treinos!

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Sócio-Proprietário da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG

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