Núcleo de Avaliação Física realiza mais de 3 mil atendimentos

* Assessoria/PJF

Inaugurado em março de 2015, o Núcleo de Avaliação Física (NAF) avalia os participantes dos projetos e programas da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e alunos dos núcleos de caminhada orientada, ginástica localizada, hidroginástica e natação do Programa “JF Esporte e Cidadania”, bem como atletas do Programa “JF Paralímpico”. O serviço contribui para o rendimento desses participantes, tanto nas atividades físicas, quanto no dia a dia.

naf pjfNos últimos dois anos, o NAF atendeu 3.014 pessoas, através de medições antropométricas (índice de massa corporal – IMC e circunferência abdominal), composição corporal (bioimpedância e dobra cutânea), avaliação postural e de risco cardíaco (Par-Q) e aferição da pressão arterial (PA), com utilização de protocolos de avaliações específicos, por profissionais especializados. Nesse período foram constatados vários quadros de enfermidade, principalmente de hipertensão e obesidade. Através dos resultados, é possível avaliar periodicamente o desempenho do aluno no programa, direcionando exercícios para a sua melhoria física, oferecendo informações e um melhor controle destas doenças.

Os participantes de projetos e programas da SEL interessados devem solicitar o agendamento aos professores dos núcleos onde realizam atividades. Todo processo de avaliação é realizado nas dependências da SEL, que fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, pela manhã e/ou à tarde. Somente após esse agendamento é que o aluno deverá comparecer ao NAF, com roupa confortável e leve, portando documento de identidade e bula, receita ou anotação de todos os remédios que utiliza, para fazer a avaliação.

O NAF é coordenado pela Supervisão de Esporte Adaptado (Sead) do Departamento de Lazer e Exercício Físico (Dlef) da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Outras informações: 3690-7853.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *