NUTRIÇÃO: AÇAÍ: Vilão ou aliado dos exercícios?

açaí fruto - rep manipulação minas brasil

O açaí é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumidas nos últimos anos, especialmente por pessoas que praticam exercícios físicos. Isso porque, as preparações com essa fruta, geralmente, são altamente energéticas. Mas, ela pode ser inserida na alimentação como suco, sorvete, doce, geleia e, mais comumente na região sudeste, combinada com frutas, granola e xarope de guaraná (o famoso açaí na tigela).

O fruto açaí tem em média 60kcal em 100g de polpa, ou seja, valor calórico semelhante a outras frutas, como maçã. Porém, ao acrescentar outros ingredientes, como o “açaí na tigela”, o valor calórico fica muito elevado. Uma porção pequena (200g) de açaí na tigela com banana nanica, granola e xarope de guaraná pode fornecer até 600 calorias! Sendo assim, o tamanho da porção e a frequência de consumo dessa “turbinada” preparação dependerão do gasto energético de cada indivíduo e dos objetivos com o treinamento físico.

Além de fornecer energia, o açaí possui nutrientes essenciais para quem pratica exercícios, entre eles, destacam-se a vitamina E (importante antioxidante) e minerais, como manganês (também antioxidante e importante para a saúde óssea), magnésio (essencial à geração e utilização de energia no corpo), cálcio (que age na contração muscular, transmissão do impulso nervoso e na formação dos ossos) e cromo (necessário para uma boa atuação do hormônio insulina).  Adicionalmente, o açaí é rico em antocianinas, substâncias responsáveis pela cor escura da fruta e que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória.

açaí na tigela - rep só para elas

Qual é o melhor horário para comer açaí?

Quando adicionado de granola, aveia e/ou leite em pó, o ideal é consumir cerca de 1 a 2 horas antes do treino, já que a liberação de energia para o organismo ocorrerá mais lentamente. Mas, se a polpa for preparada com outras frutas, água (ou água de coco) e mel, essa se torna uma boa opção para o pós-treino, uma vez que a energia ingerida é rapidamente absorvida pelo organismo, ajudando na recuperação e combate à fadiga e exaustão.

E quem faz exercícios para emagrecer, pode consumir açaí?

Devido aos benefícios do açaí para a saúde, seu consumo pode ser estimulado entre indivíduos obesos ou com sobrepeso, desde que seja inserido numa dieta individualizada e nutricionalmente balanceada. Sendo assim, para não extrapolar as calorias, deve-se dar preferência por bater a polpa do açaí com morangos congelados, água e um pouco de mel, em vez de xarope de guaraná. E, claro, não exagere na quantidade: consuma cerca de 100 a 200g de preparação e, no máximo, duas vezes por semana.

Até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagens: Reprodução Web/ Tinkstock-Daquidali / Manipulação Minas Brasil /  Só para Elas

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