NUTRIÇÃO: Arroz e feijão – uma dupla perfeita, inclusive para quem pratica exercícios

arroz com feijão - rep blog maria cecilia candelore

Arroz com feijão não é apenas um prato típico brasileiro, mas uma combinação perfeita do ponto de vista nutricional. Vamos entender o por quê!

O arroz é um cereal que apresenta deficiência no aminoácido chamado lisina, que, por sua vez, é encontrado facilmente no feijão. Já o feijão, uma leguminosa, é pobre no aminoácido metionina, que é encontrado no arroz. Aminoácidos são compostos que formam as proteínas dos músculos, cabelo, ossos etc. Dessa forma, quando consumidos em uma mesma refeição, o arroz e feijão seja completam e fornecem proteína com qualidade semelhante à proteína da carne. E, ainda: para que a proteína do arroz e feijão seja completa, recomenda-se consumir duas partes de arroz para uma de feijão.

Mas, os benefícios dessa dupla vão além:

– Fornece energia para as atividades do dia a dia, inclusive para quem pratica exercícios;

– Ajuda a prevenir doenças, como colesterol alto, diabetes e pressão alta;

– Contribui para o bom funcionamento do intestino;

– Auxilia até no emagrecimento!

arroz e feijão - rep embrapa

Porém, não exagere na quantidade, pois o excesso pode resultar em ganho de peso. Experimente, além do arroz branco (ou polido), o arroz parbolizado, selvagem, arbóreo e integral. Quanto ao feijão, você também pode consumir diferentes tipos – preto, marrom, vermelho, branco, fradinho, feijão-de-corda etc. No entanto, para que a refeição seja saudável, é preciso estar atento ao modo de preparo!

Preparações de feijão ou arroz que levam, por exemplo, carnes gordas, linguiça e bacon devem ser evitados, pois contêm muita gordura ruim, do tipo saturada, e sódio. O ideal é preparar com alho e pequenas quantidades de óleo e sal. E a última dica: antes de preparar o feijão, deixe-o de molho para reduzir o tempo de cozimento e algumas substâncias que, geralmente, causam gases intestinais. Jogue a água do feijão fora e lave-o novamente. Adicione nova água e cozinhe com folha de louro.

Por todas as vantagens dessa dupla, consuma arroz e feijão todos os dias!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagem: reprodução/ blog Maria Cecilia Candelore/ Embrapa Arroz e Feijão

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