NUTRIÇÃO: Caia na folia sem perder a saúde

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Imagem: Reprodução / Portal Capixabão

Para as pessoas que vão cair na folia neste carnaval, a alimentação se torna grande aliado para curtir os dias de festa sem perder o pique e mantendo a saúde em dia. Por isso, o folião deve estar atento às seguintes dicas:

– Alimente-se de 3 em 3 horas;

– Inclua, em todas as refeições do dia, alimentos ricos em carboidratos, como cereais, grãos, pães e massas. Mas, dê preferência aos integrais – eles ajudarão a manter a energia do corpo;

– Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Inclua frutas, leite desnatado, pão integral, cereais, queijo branco ou ovo mexido;

– No almoço e jantar, prefira refeições leves, como macarrão ao sujo + bife grelhado + salada, ou arroz integral + frango assado + salada de batata cozida, ou batata cozida + peixe grelhado + salada;

– Leve com você barras de cereais, frutas secas ou desidratadas para comer nos intervalos das refeições principais;

– Mantenha o corpo hidratado. Beba de 2 a 3 litros de água por dia e inclua sucos de frutas naturais, água de coco e até mesmo isotônicos;

– Inclua melancia – além de dar energia, ela hidrata o organismo. Outras frutas também são bem-vindas, como banana, uva, abacaxi, laranja e melão;

– Evite alimentos gordurosos, como frituras. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e dão a sensação de moleza;

– Cuidado com o sal – seu excesso pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial;

– Consuma bebidas alcoólicas com moderação, pois elas acabam desidratando o organismo. E, lembre-se de não beber de estômago vazio!

– Ficou de ressaca? Aposte em alimentos que auxiliam na desintoxicação do fígado, como couve, brócolis, couve-flor e repolho.

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Imagem: Reprodução / Casa de Nós 2

E, para revigorar o organismo após a folia, que tal um suco “detox”? Experimente a dica:

Suco detox

Ingredientes:

– 200ml de água de coco

– 2 fatias de abacaxi

– 1 folha de couve com talo

– 1 pedaço de gengibre

– 3 folhas de hortelã

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Coe se necessário.

Bom carnaval!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
Imagem de capa: Reprodução / Bios Saúde

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