NUTRIÇÃO: Como controlar a ansiedade e compulsão alimentar?

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Foto: Reprodução / Gastroclínica

O exagero na alimentação pode acontecer normalmente diante de uma ocasião especial, como festa de final de ano. Porém, se você frequentemente come tudo o que vê pela frente de forma descontrolada, até passar mal, cuidado! Esse pode ser um sinal de compulsão alimentar.

Descontar nossa ansiedade e frustração na comida pode resultar em excessivo ganho de peso, obesidade e “efeito sanfona” nas pessoas que tentam emagrecer. Para evitar o “comer por impulso”, algumas atitudes podem te auxiliar. Confira!

- Evite longos períodos em jejum.

- Alimente-se de 3 em 3 horas, realizando em torno de 4 a 6 refeições por dia.

- Evite dietas muito restritivas, que excluam grupos de nutrientes como os carboidratos (pães, massas, cereais).

- Não pule nenhuma refeição, principalmente o café da manhã.

- Inicie o almoço e jantar pela salada.

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

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Foto: Getty Images / Reprodução / Saúde – IG

- Não assista TV ou trabalhe ao computador durante as refeições.

- Após as refeições, levante-se rapidamente da mesa e escove os dentes.

- Não vá ao supermercado com fome, e leve sempre uma lista de compras.

Além disso, alimentos fonte de triptofano (banana, oleaginosas, leite), magnésio (aveia, arroz integral, vegetais verdes e escuros), cromo (cereais integrais, oleaginosas, brócolis, canela, abacate) e vitamina B6 (levedo de cerveja, ovo, aveia) podem ajudar a controlar a ansiedade. Experimente essas combinações:

Para o café da manhã e lanche

1. Vitamina de leite com banana e aveia em flocos

2. Iogurte natural com granola e banana picada

3. Banana com canela, aveia e queijo minas (se levar ao microondas, fica uma delicia!)

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Foto: Reprodução / Blog Ipanema Pitanga

Para o almoço e jantar

1. Salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião) com mix de nozes, castanha-do-pará e amêndoas picadas

2. Arroz integral com brócolis e amêndoas laminadas

3. Omelete com espinafre e queijo minas

Aproveite, e até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com

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