Nutrição na prevenção de câimbras

Se você nunca passou por um episódio de câimbra, saiba que é uma pessoa de sorte. Talvez o acontecimento mais comum entre os praticantes de atividades físicas, as câimbras podem fazer você interromper um treino de rotina ou, até mesmo, te tirar de uma prova importante. Embora não seja um problema grave, que deixe sequelas, as câimbras podem ser evitadas facilmente. Por isso, fique ligado para saber como se livrar desse doloroso incômodo.

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Imagem: Reprodução / Especialista 24

A câimbra nada mais é do que uma contração muscular involuntária e bastante dolorosa, podendo impossibilitar os movimentos por alguns segundos ou, até, minutos. Esses espasmos são consequência de uma sobrecarga no músculo e pode apresentar diversas causas – muitas delas relacionadas à nutrição.

As causas mais comuns das câimbras são:

- Nutrição inadequada ou insuficiente;

- Má hidratação ou desidratação durante a atividade física;

- Alterações de eletrólitos (desequilíbrio nas concentrações de Sódio, Cálcio e Magnésio);

- Má circulação sanguínea;

- Uso de chás diuréticos e afins;

- Distúrbios do metabolismo (Diabetes, Anemia, Hiponatremia etc.);

- Mau condicionamento físico ou esforço extremo;

- Descanso insuficiente entre os treinos.

Para evitar o aparecimento das câimbras é preciso, antes de qualquer coisa, uma boa hidratação. Aquela velha máxima que diz que devemos ingerir de 2 a 3 litros de água por dia está diretamente ligada ao assunto. Aliada à hidratação, a alimentação correta e equilibrada fornece quantidades adequadas de sódio, magnésio e cálcio ao nosso organismo, além de vitaminas que tem a função de regular a contração muscular de forma correta, evitando as câimbras.

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Imagem: Reprodução / Ativo.com

É fundamental beber bastante água antes, durante e após qualquer atividade física. Em casos de alta temperatura e atividades de longa duração, podemos lançar mão de bebidas como água de coco, suco de frutas ou bebidas esportivas. A reposição de minerais após o exercício também é muito importante e, quase sempre, é suficiente com uma boa refeição – porém, atletas profissionais ou praticantes avançados podem se beneficiar com o uso de alguns suplementos alimentares para reposição energética e desses eletrólitos.

O uso de chás diuréticos, algumas receitas ‘detox’ e outros produtos do gênero podem aumentar a chance de aparecimento das câimbras, uma vez que o aumento da formação da urina não só elimina água do corpo, mas vários minerais importantes. Por isso, deixe aquele chá milagroso para o momento em que você não estiver treinando.

Outro fator que não podemos deixar de mencionar é a adequação dos treinos. O indivíduo bem condicionado, com período adequado de descanso, tende a apresentar menor chance de apresentar câimbras. Procure sempre a orientação de um especialista. Pessoas que tem Diabetes, Anemia, Insuficiência vascular e varizes devem sempre procurar acompanhamento médico.

Você, que sofre de câimbras recorrentes, já sabe o que pode estar acontecendo. Procure um Nutricionista para adequar sua alimentação – essa pode ser a diferença entre obter bons resultados e ter que conviver com as câimbras.

Bons treinos!

Henrique Casal
Nutricionista – CRN9 16447
Contatos: hacasal@gmail.com / (32) 99955 -1788
Instagram: @nutricionista.henriquecasal

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