NUTRIÇÃO: Os benefícios da banana para o exercício físico

banana e exercicio físico - rep portal são paulo

Alimento indispensável na dieta de quem pratica exercícios físicos, a banana é uma das melhores opções para o pré e pós-treino. Entenda o porque disso:

1. Excelente fonte de carboidratos: fornece energia rápida para o exercício e favorece a recuperação de glicogênio muscular após o treino;

2. Alto teor de potássio e magnésio: evita câimbras e dores musculares;

3. Rica em vitamina B6: atua na quebra do glicogênio muscular, o que otimiza a oferta de energia para o exercício e previne perda de massa muscular;

4. Antioxidantes: combate o excesso de radicais livres produzidos durante o exercício, prevenindo doenças;

5. Vitamina C: mantém ossos, tendões e ligamentos mais fortes.

Além dos efeitos benéficos para o exercício, a banana ainda oferece muitas vantagens para o organismo – contribui para a sensação de bem-estar do organismo, ajuda a combater a insônia, alivia sintomas de TPM, auxilia no controle da pressão arterial, reduz a compulsão por doces e contribui para a saúde dos cabelos, unhas e pele.

Embora existam diferentes tipos de banana, a nanica é a que traz mais vantagens para quem pratica exercícios físicos, principalmente para atletas de ‘endurance’ (corrida, ciclismo, natação e triathlon), visto que contém maior quantidade de carboidratos e potássio.

banana nanica - rep informação nutricional

Agora, se o exercício visa o emagrecimento, a melhor opção é a banana maçã, que possui menos açúcares e maiores doses de fibras, que promovem saciedade. Apesar da “penca” de benefícios, a banana, não importa a variedade, contém mais calorias que a maioria das frutas. Por isso, não exagere na quantidade! Consuma três bananas por dia, dependendo do tipo e intensidade do exercício.

Gostou das dicas e quer incluir a banana no seu cardápio fitness? Sugerimos algumas preparações e receitinhas para as refeições pré e pós-treino.

- PRÉ-TREINO (30 minutos antes):

1. Banana picada + mel de abelha + farinha de aveia ou flocos de milho

2. Banana cozida com canela em pó (pode fazer no microondas)

3. ‘Smoothie’ de banana e limão: 1 banana média (pode ser congelada sem casca), suco de 1/2 limão, 1/2 xícara de água, folhas de hortelã, 3 cubos de gelo. Bata tudo no liquidificador. Adoce à gosto.

- PÓS-TREINO (até 30 minutos depois):

1. Banana + mel de abelha + ‘whey protein’ chocolate + água (bata tudo no liquidificador)

2. Banana cozida com canela e fatias de quijo minas frescal

3. ‘Smothie’ de banana com iogurte: 1 banana congelada, 1/2 pote de iogurte natural ou desnatado, 1 colher de chá de mel, 2 cubos de gelo

Até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagens: reprodução Portal São Paulo / Informação Nutricional

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *