NUTRIÇÃO: Os benefícios dos sucos funcionais para quem pratica exercício físico

suco funcional

Os sucos funcionais são bebidas que misturam frutas, verduras, sementes, chás, ervas, entre outros. O termo “funcional” significa que esses alimentos, além de fornecer nutrientes básicos, atuam beneficamente em uma ou mais funções no organismo, melhorando a saúde e reduzindo o risco de doenças. Para praticantes de exercícios físicos, os sucos funcionais podem, ainda, proporcionar os seguintes benefícios:

– melhora da imunidade;
– oferta de energia rápida para o treino;
– redução da fadiga;
– aumento do metabolismo e, consequentemente, maior queima de gordura e emagrecimento;
– recuperação no pós-treino;
– aumento de massa muscular;
– melhora da performance.

É importante mencionar que os sucos funcionais não são alimentos milagrosos! Esses benefícios são dependentes da modalidade, intensidade e tempo de treino, aliados à qualidade de toda a sua alimentação e genética. Existem milhares de combinações de alimentos para o preparo de sucos funcionais. Experimente as receitas que sugerimos para você:

Suco pré-treino anaeróbico (15 a 30 minutos antes):
1/2 beterraba crua e suco de 1 laranja. Bata tudo no liquidificador.

Suco para recuperação no pós-treino anaeróbico (até 30, 40 minutos depois):
1 xícara de chá de melancia picada sem semente, folhas de hortelã e 1 colher de sopa de quinua em floco. Bata tudo no liquidificador.

suco funcional de couve
Suco para emagrecer pré-treino aeróbico:
1 folha de couve, 1 maçã pequena e 200ml de chá branco. Bata tudo no liquidificador.

Suco para emagrecer pós-treino aeróbico:
1 colher de sopa rasa de sementes de chia, 5 morangos, 1 maçã pequena e 150ml de água de coco. Bata tudo no liquidificador.

Suco para aumento de massa muscular pós-treino anaeróbico (até 30, 40 minutos depois):
1 banana congelada, 1 pote de iogurte natural desnatado e 1 colher de sopa de achocolatado sem açúcar ou chocolate em pó solúvel. Bata tudo no liquidificador.

E, para aproveitar ao máximo os nutrientes e outras substâncias benéficas dos sucos funcionais, siga essas dicas:

– utilize ingredientes frescos;
– evite coar  o suco depois de batido;
– consuma o suco imediatamente após o preparo;
– evite adicionar açúcar.

Aproveite!!!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagens: reprodução web

 

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