NUTRIÇÃO: Por que a batata doce é considerada um alimento fitness?

 

batata doce fitness - rep blo balzaquiana

A batata doce, sem dúvida, é um dos alimentos preferidos por quem pratica musculação. Entretanto, esse alimento não é recomendado apenas para quem quer ganhar músculos, mas também para quem deseja emagrecer. A batata doce é um alimento de baixo índice glicêmico – o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito a insulina, que é responsável pelo aumento da fome e acúmulo de gorduras. Além disso, a batata doce é rica em fibras que aumentam a saciedade e que, portanto, auxiliam no emagrecimento.

Por ser um carboidrato complexo com menor impacto sobre os níveis de açúcar no sangue, a batata doce também é considerada um dos alimentos ideais para ser consumido como fonte de energia durante o dia e, principalmente, duas horas antes do exercício. Esse alimento fitness ainda possui alta taxa de vitamina A (sobretudo, a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo. Portanto, além de garantir mais energia para o metabolismo, a batata doce auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, age como antioxidante e reduz câimbras.

Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe a batata doce com a casca. E evite prepará-la com óleos, para não aumentar o valor calórico da preparação. Prefira consumir a batata doce cozida, assada, na sopa, como creme ou purê. A quantidade a ser consumida depende do objetivo de cada um, sendo importante frisar que os benefícios desse alimento para quem pratica exercícios são alcançados, em geral, somente se a alimentação for saudável e balanceada em todos os nutrientes. Já para quem busca maior recuperação e ganho de massa muscular, recomenda-se consumir a batata doce com uma proteína magra, como frango, peixe ou ovo.

Quer dar uma variada no seu cardápio? Então, experimente a receita que sugerimos hoje!

batata doce fitness escondidinho - rep blog dri saudável

Escondidinho de Batata Doce com Frango

Ingredientes:

- 1kg de batata doce cozida e espremida

- 1kg de frango cozido e desfiado

- 1 copo pequeno de requeijão light

Preparo:

Depois de cozida, passe a batata doce ainda morna no espremedor ou amasse com garfo. Tempere o peito de frango com sal, alho e ervas a gosto. Cozinhe e desfie em seguida. Numa panela, refogue cebola e alho com um fio de óleo e tomate picadinho. Misture o frango desfiado ao refogado da panela e acrescente cheiro verde e colorau, se gostar.

Montagem:

Coloque no fundo de uma panela média a metade da batata doce e amasse bem com uma colher. Depois, coloque o frango desfiado e colheradas de requeijão light por cima do frango. Coloque a outra metade da batata, aperte com uma colher e leve para assar em forno médio por uns 20 minutos – só até dourar em cima.

Ah, você pode congelar e garantir o pré-treino da semana…

Bom apetite, e até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagem: reprodução/ Run For Your Life/ blog Balzaquiana/ blog Dri Saudável

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