NUTRIÇÃO: Por que incluir tapioca na alimentação?

Aos adeptos de uma alimentação balanceada e para quem pratica exercícios físicos regularmente, a tapioca pode ser considerada uma das opções saudáveis para variar o cardápio, proporcionando vários benefícios ao organismo. Feita a partir da mandioca, a tapioca apresenta alta concentração de carboidratos e possui baixo teor de proteínas e gorduras. Além disso, por ser de fácil digestão e fornecer energia mais rapidamente para o corpo, este alimento é ideal para o pré ou pós-treino.

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Imagem: Reprodução / Quero Entrar em Forma

A tapioca ainda é uma boa alternativa para quem deseja perder medidas corporais. Em relação ao pão francês, duas colheres de sopa de goma de tapioca (o suficiente para fazer uma porção) fornecem menos da metade das calorias. A tapioca também possui baixo teor de sódio (que, em grande quantidade, aumenta retenção de líquido e celulite!) e não contém glúten (que, em excesso, pode causar aumento de gordura abdominal). O segredo, claro, é combinar a tapioca com recheios saudáveis. Nesse caso, o leite condensado, a carne seca, o queijo coalhado e a goiabada, que são ingredientes tradicionais das tapiocas nordestinas, devem ser substituídos por ricota, cottage, ovo, frango, atum, legumes e frutas. Por ser pobre em fibras, a dica é acrescentar semente de chia ou farelo de aveia durante o preparo. Dessa forma, a absorção de carboidratos se torna mais lenta, favorecendo a saciedade e, consequentemente, a perda de peso.

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Tapioca com semente de chia (Imagem: Reprodução / Siga Seu Coração)

Preparar tapioca não tem mistério. Ela pode ser feita em formato de panquecas e até de pizza. Para torná-la mais versátil e prática, o ideal é comprar a goma hidratada, que você encontra facilmente nos supermercados, lojas de produtos naturais e mercados municipais. Algumas pessoas gostam de peneirar a goma antes de usar para evitar que forme bolinhas, mas não é necessário. É só espalhar duas colheres de sopa na frigideira já quente, formando uma espécie de panqueca, e esperar alguns minutos até a goma grudar. Vire para o outro lado, adicione o recheio, dobre ao meio e pronto! Você pode fazer recheios tanto doces quanto salgados, pois o sabor da tapioca é neutro.

Experimente:

Para o pré ou pós-treino

1. Banana amassada com canela, mel e aveia (pode ser cozida por 1 minuto no microondas).

Para dietas de emagrecimento (no café da manhã ou lanche da noite)

1. Cottage com tomate picadinho, folhas de manjericão e gotas de azeite.

2. Ovo mexido com semente de chia, orégano, tomate picadinho e cebola.

Fica a dica!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / Quero Entrar em Forma

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