NUTRIÇÃO: Quem pratica exercícios pode consumir bebidas alcoólicas?

O álcool é um grande vilão na alimentação, principalmente de quem pratica exercícios físicos. O consumo de bebidas alcoólicas antes, durante ou após o treinamento físico/competição causa os seguintes malefícios ao organismo:

– Desidratação, por aumentar a diurese;

alcool x atividade fisica - rep blog leandro bonini

– Perda de massa magra, por aumentar níveis de cortisol (hormônio catabólico) e diminuir níveis de testosterona (hormônio anabólico);

– Diminuição da oferta de energia para os músculos, por reduzir os níveis de glicose no sangue;

– Deficiência de vitaminas do complexo B, as quais atuam no metabolismo energético e crescimento muscular;

– Acumulo de gordura na região abdominal, por ser uma bebida altamente calórica e por diminuir a queima de gordura corporal;

Como consequência dessas alterações, o desempenho físico fica comprometido e o risco de lesões aumenta. E, se você é daqueles que só bebe nos finais de semana, saiba que o consumo de doses elevadas de álcool nas baladas, barzinhos e em outras ocasiões sociais também pode afetar negativamente os resultados dos treinos realizados durante a semana, seja qual for seu objetivo: ganhar massa muscular ou perder gordura corporal.

Quem busca ter uma vida saudável e realmente quer levar a sério seu treino deve abster-se de bebidas alcoólicas. Mas, se você não “abre mão” de sair com os amigos e gosta de apreciar uma bebida, a recomendação é consumir moderadamente esses produtos, para minimizar os efeitos negativos do álcool sobre a saúde de uma forma geral e sobre o desempenho físico.

No caso dos homens, o consumo  moderado de bebidas alcoólicas equivale a 2 latas de cerveja (350ml cada) ou a 2 taças de vinho (150ml cada) ou, ainda, a 2 doses de destilados (50ml cada). Já para mulheres, a quantidade a ser consumida deve ser a metade para cada uma dessas bebidas.

ATENÇÃO: consuma bastante água, intercalando com as bebidas alcoólicas, e nunca beba de estômago vazio.

Faça a escolha certa, e até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagem: reprodução blog Leandro Bonini

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