NUTRIÇÃO: Sal: Por que devemos consumir com cautela?

O sal é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente de quem realiza exercícios. Esse mineral é fundamental para transmissão de impulsos nervosos e manutenção da pressão arterial. Porém, para produzir esses benefícios, ele precisa ser ingerido na quantidade adequada.

sal no saleiro - rep blog sobrevivencialismo urbano

Foto: Reprodução / blog Guia do Sobrevivente

Uma pessoa deve consumir, no máximo, 5 gramas de sal por dia – o equivalente a uma colher das de chá. Em termos mais práticos, um pacote de sal (1kg), para uma família de quatro pessoas, deve ser consumido em, pelo menos, três meses. Entretanto, os brasileiros consomem quase o dobro dessa quantidade. Isso pode ser explicado, em parte, pelo elevado consumo de alimentos industrializados e refeições realizadas fora de casa, que são ricos em sódio, um dos componentes do sal.

Em excesso, o sal pode provocar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doença renal e câncer. Por essa razão, precisamos mudar alguns hábitos para que nossa alimentação seja equilibrada em sal.

Siga essas dicas:

1. Não utilize saleiro à mesa;

2. Atenção ao rótulo: o sal pode vir disfarçado de sódio, cloreto de sódio, glutamato monossódico ou bicarbonato de sódio;

3. Evite alimentos industrializados: temperos prontos, caldos concentrados, macarrão instantâneo, “fast foods”, enlatados (palmito, azeitona, picles etc.), embutidos (linguiça, salsicha, bacon, presuntos etc.), bacalhau, carne seca, entre outros;

4. Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos. Uma sugestão é substituir o sal do saleiro pelo sal de ervas, que ensinamos a preparar na receita abaixo:

sal de ervas - rep receitas e vídeos

Foto: Reprodução / Receitas e Vídeos

Receita de Sal de Ervas

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de alho em pó

– 1 colher de sopa de manjericão desidratado

– 1 colher de sopa de orégano desidratado

– 1 colher de sopa de alecrim desidratado

– 1 colher de sopa de salsa desidratada

– 1 colher de sopa de sal de cozinha

Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador. Armazene em um recipiente e utilize como substituto na hora de temperar alimentos, como saladas. Dica: pode acrescentar cebola fresca e azeite à essa mistura de ervas, para fazer tempero em pasta, ideal para refogados, e temperar carnes (conserve esse tempero na geladeira).

Além de conferir mais sabor aos alimentos, o sal de ervas possui propriedades medicinais. Por isso, aproveite essa dica, e até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com

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