NUTRIÇÃO: Sementes, cascas, folhas e talos: benefícios para o exercício

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Pouca gente sabe, mas as partes não convencionais dos alimentos, como sementes, cascas, folhas e talos normalmente possuem um valor nutricional maior do que a polpa. Por exemplo: quando comparadas com a polpa, a casa da banana possui três vezes mais vitamina C e duas vezes mais potássio; a do abacaxi tem nove vezes mais fibras e duas vezes mais vitamina C; e a semente da abóbora, que muitas vezes jogamos no lixo, possui 28 vezes mais fibras. Além disso, essas partes não convencionais dos alimentos são riquíssimas em zinco, vitamina A, E e do complexo B.

Todos esses nutrientes são essenciais para quem pratica exercícios: fibras auxiliam no emagrecimento e diminuição da gordura corporal; vitaminas A e zinco ajudam a fortalecer o sistema imunológico; vitaminas E e C combatem o excesso de radicais livres; potássio evita câimbras.

Por esses benefícios, aprenda como extrair o máximo de nutrientes das frutas e vegetais:

– Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete. Refogue com tempero e ovos batidos. Use no preparo de massas, como panquecas e nhoque, ou recheio de tortas, omeletes etc.

– Talos de: couve, couve-flor, brócolis e beterraba. Utilize em recheios de tortas, patês ou em escondidinhos. Adicione ao molho pesto de manjericão ou molho de tomate.

reaproveitamento de cascas - re blog filadelfia

– Cascas de: batata inglesa, abóbora, moranga, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba e manga. A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos. Pode-se preparar sucos com as cascas das frutas (exemplo: abacaxi, maçã e banana). Esse suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

– Entrecascas de: melancia e maracujá. Aproveite em compotas e geleias.

– Sementes de: abóbora, melão, maracujá e melancia. Trituradas podem ser acrescentadas a bolos, tortas e farofas.

Experimente no pré ou pós-treino:

Refresco de Casca de Abacaxi com Couve

Ingredientes:

– 1 litro de suco de casca de abacaxi

– 1/2 folha de couve com talo

– 4 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Ferva a casca do abacaxi com 1 litro de água. Bata no liquidificador, acrescente a couve picada e o açúcar ou adoçante. Coe e sirva com gelo.

Sirva-se dessa ideia, e até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com
*Imagem: reprodução/ blog Mercado Apanã/ blog Filadelfia

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